Diário de São Paulo
Siga-nos
História de filme!

BIZARRO! Mulher perde a memória após soneca e médico explica o que aconteceu

A moça comentou sobre o assunto em entrevista recente

Em um dia qualquer do mês outubro de 2022, uma canadense foi tirar uma soneca. No mesmo dia, algum tempo depois, ela acordou em um verdadeiro filme de terror - Imagem: reprodução/R7
Em um dia qualquer do mês outubro de 2022, uma canadense foi tirar uma soneca. No mesmo dia, algum tempo depois, ela acordou em um verdadeiro filme de terror - Imagem: reprodução/R7

Thais Bueno Publicado em 09/02/2023, às 15h57


Em um dia qualquer do mês outubro de 2022, uma canadense foi tirar uma soneca. No mesmo dia, algum tempo depois, ela acordou em um verdadeiro filme de terror e acabou fazendo uma descoberta assustadora sobre si mesma.

Nesh Pillay, de apenas 32 anos de idade, descobriu um problema de memória que a fez pensar que ainda tinha 17 e apagou algumas das pessoas mais importantes na vida dela naquele momento: o namorado Johannes Jakope e a filha pequena, de 6 anos.

De acordo com informações do portal britânico Mirror, a moça acordou sem nenhuma noção de tempo e não conseguiu organizar as memórias de curto prazo. Era como se ela tivesse um enorme espaço em branco no cérebro, visto que suas últimas lembranças eram do final do ensino médio.

Conforme o veículo já mencionado acima, inicialmente Nesh ficou extremamente confusa, pois suas memórias se reiniciavam a cada minuto. Dessa forma, ela acreditava que tinha batido a cabeça em algum lugar antes de tirar a soneca.

Depois de realizar alguns exames, um neurologista confirmou a situação: a paciente sofreu, de fato, uma concussão (lesão no cérebro que atrapalha o funcionamento do órgão de forma temporária ou permanente).

Vale mencionar que esse tipo de traumatismo, quando acontece uma vez ou outra, não oferece grandes riscos ao ser humano; porém, Nesh sofreu ao menos cinco concussões durante seus 32 anos - a primeira delas aconteceu quando ela sofreu um acidente de carro, aos 9 anos, na África do Sul.

"Tive quatro ou mais concussões desde então, cada uma mais séria do que a anterior, e cada uma instigada por uma pancada na cabeça cada vez menor. Infelizmente, o cérebro permanece um enigma para a ciência médica. As concussões raramente aparecem em qualquer [exame de] imagem e, embora conheçamos seus sintomas, não podemos prever seus resultados", explicou.

"Como se fosse a primeira vez"?

Johannes, namorado da moça, precisou reconquistar o amor e a confiança dela depois da perda de memória - assim como no filme "Como Se Fosse a Primeira Vez".

Mesmo assim, com a recuperação aos poucos de Nesh, os intervalos em que a memória se reiniciava foram aumentando, tornando a missão do namorado "mais fácil".

"Muitas pessoas comparam nossa história a Como Se Fosse a Primeira Vez [...] e vejo similaridades -  apesar de tudo, eu me apaixono por ele a cada segundo e me apaixonarei pelo resto da minha vida", declarou.

"[Johannes] certamente está lidando com o trauma de esquecê-lo. Acho que isso levará tempo. Ambos estamos comprometidos em priorizar nossa saúde mental, então temos terapeutas separados e reservamos um tempo para conversar um com o outro sobre nossos sentimentos abertamente e sem julgamento". 

Compartilhe  

últimas notícias