Diário de São Paulo
Siga-nos
Luto

Cérebro do ex-pugilista Eder Jofre é doado para a ciência

Após a morte do ex-pugilista Eder Jofre, a família anuncia que decidiu doar o cérebro dele para estudos sobre demência pugilista

Eder Jofre - Foto: Reprodução / Instagram
Eder Jofre - Foto: Reprodução / Instagram

Renata Silva Publicado em 20/10/2022, às 20h19


O pugilista Eder Jofre faleceu no início do mês de outubro e a família dele fez um anúncio nesta quinta-feira, 20. Por meio de uma coletiva de imprensa, os familiares informaram a decisão de doar o cérebro dele para estudos de encefalopatia traumátia crônica, que é conhecida como demência pugilista.

A família informou que, ainda em vida, o próprio lutador dizia que era doador de órgãos e decisão foi respeitada por seus parentes. Ele foi diagnosticado com a doença em 2010.

“Esse é o mais um gesto nobre do meu pai, que trouxe tantas alegrias pro povo brasileiro. Eu, como filho, fico muito feliz por saber que ele tomou essa decisão em vida. Se outros pacientes tivessem feito o mesmo, o tratamento do meu pai estaria mais avançado. Poderia ter prolongado a vida dele”, disse Marcel, segundo o site UOL.

Os estudos serão feitos no laboratório de medicina da Universidade de São Paulo.

A morte de Eder Jofre aconteceu no dia 2 de outubro, quando ele estava com 86 anos. Ele estava internado em uma clínica por causa de pneumonia e faleceu em decorrência da doença. 

Compartilhe  

últimas notícias