Diário de São Paulo
Siga-nos
Estados Unidos

Ameba 'comedora de cérebros' causa morte de americano de 8 anos; saiba como foi contraída

A morte de Easton foi o primeiro caso da doença no estado de Nebraska, Estados Unidos

A morte de Easton foi o primeiro caso da doença no estado de Nebraska, Estados Unidos - Imagem: reprodução Instagram
A morte de Easton foi o primeiro caso da doença no estado de Nebraska, Estados Unidos - Imagem: reprodução Instagram

Jessica Anjos Publicado em 20/08/2022, às 18h57


Um raro tipo de ameba, conhecida como 'comedora de cérebros', foi confirmada como causa da morte de um americano de apenas 8 anos pelas autoridades de saúde do estado do Nebraska, nos Estados Unidos, esta semana.

De acordo com o comunicado, é a primeira morte com esta causa no estado e a segunda a ocorrer no Meio Oeste americano só neste verão do hemisfério norte. 

Easton Scott Gray, de apenas 8 anos, ficou muito doente após nadas no rio Elkhom, no último domingo (14). Ao longo da semana, a situação da criança piorou e ela acabou falecendo na quarta-feira (17). No dia seguinte, as autoridades de saúde divulgaram para a população sobre a suspeita da causa do falecimento. 

"Podemos apenas imaginar a devastação que esta família deve estar sentindo, e nossas mais profundas condolências estão com eles. Podemos honrar a memória dessa criança nos educando sobre o risco e, em seguida, tomando medidas para prevenir a infecção", comunicou Lindsay Huse, diretora da secretaria de Saúde do condado de Douglas, em Nebraska. 

Segundo dados do Centro de Controle de Doenças nos Estados Unidos, apenas quatro em 154 casos da doença no país não terminaram em morte. 

A ameba, 'comedora de cérebros', é chama cientificamente como Naegleria Fowleri. O organismo está presente em pequenas concentrações na maioria dos cursos de água, porém, quando o líquido é aquecido, a ameba pode se multiplicar em grandes quantidades tornando o risco de contaminação muito maior. 

De acordo com O Globo, a contaminação acontece quando a água sobe pelo nariz e ataca o nervo olfativo "percorrendo uma curta distância até chegar ao cérebro onde se alimenta dos tecidos cerebrais". Nunca foi confirmado casos de transmissão entre humanos. 

Os primeiros estágios da doença contam com dor de cabeça, febre, enjoos, vômitos e rigidez no pescoço. Porém, nos estágios finais, o infectado pode sofrer convulções, alucinações e ter o estado mental alterado. 

A ameba foi localizada até agora apenas no Sul dos Estados Unidos, porém médicos americanos acreditam que ela esteja avançando para o norte por causa do aquecimento global

Compartilhe  

últimas notícias