Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Discursos para todas as ocasiões de ontem e de hoje

Discursos para todas as ocasiões de ontem e de hoje - Imagem: Acervo Pessoal
Discursos para todas as ocasiões de ontem e de hoje - Imagem: Acervo Pessoal
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 14/05/2023, às 07h53


Há um livro que sempre me intrigou, “O orador popular”. Essa obra foi publicada em 1898 pela Garnier, a mais importante editora naquela época. Em suas 270 páginas encontramos 112 sugestões de discursos para todas as ocasiões.

A minha curiosidade foi sobre o fato de uma pessoa usar um discurso pronto que poderia ser conhecido por alguns dos ouvintes. Por ter alcançado grande sucesso, e ter dado origem a outras publicações da mesma natureza, parece que seus leitores não tiveram lá muita preocupação com o ineditismo da mensagem.

Guardadas as peculiares distinções provocadas pelo tempo, o livro nada mais é que uma espécie de ChatGPT do final do século 19. O que as pessoas fazem hoje ao solicitar que o chatbot produza um discurso sobre determinado tema é muito semelhante ao que nossos antepassados faziam ao buscar modelos prontos para as suas apresentações.

Por curiosidade, peguei ao acaso uma sugestão do livro, “Aos noivos”. Em seguida pedi ao ChatGPTque também fizesse um discurso sobre o mesmo tema. Veja como ficou. Só a parte introdutória, para comparação.

 Inicialmente o texto sugerido pelo livro:

“O dia de hoje é para vós como que o raiar de uma nova existência. Até aqui cada um de vós pensava e sentia por si só, não tinha de consultar alheia vontade para praticar qualquer ação.

Hoje, tudo mudou. As vossas duas existências se fundirão em uma, e, portanto, cada um tem de adaptar todos os seus pensamentos, todos os seus sentimentos aos do outro, de modo que eles pareçam proceder de um só cérebro, de um só coração...”.

Agora a sugestão do ChatGPT:

“Hoje nos reunimos para celebrar um momento de extrema felicidade e emoção na vida de duas pessoas especiais. É uma honra e alegria imensa estar aqui para testemunhar e compartilhar esse momento único e mágico em que vocês decidem unir suas vidas em matrimônio.

O casamento é mais do que uma simples cerimônia ou evento social. É um compromisso profundo e sincero, no qual duas almas se unem para caminhar juntas ao longo da vida. É a promessa de amar, respeitar e apoiar um ao outro em todos os momentos, sejam eles de alegria ou desafios.

Queridos noivos, ao olhar para vocês hoje, é impossível não sentir a vibração do amor que os envolve. É visível a forma como se olham, como se apoiam e como se completam. Esse é o alicerce que sustentará o seu casamento: o amor verdadeiro, o companheirismo e a cumplicidade...”.

E aí, qual dos dois tem mais qualidade? Se você tivesse de escolher um deles, optaria pelo primeiro, redigido há 125 anos, ou o segundo, feito em cinco segundos pela inteligência artificial? Ou nenhum dos dois?

Vamos ver outro exemplo: “Recepção a uma pessoa que retorna depois de ter completado seus estudos”. Inicialmente o modelo sugerido pelo livro:

 “É grato ao navegante depois de uma longa e penosa viagem chegar ao porto do seu destino e ali encontrar as felicidades desejadas.

Não menos grato vos deve ser também, senhor, depois de tão grande ausência do vosso torrão natal, onde deixastes parentes e amigos sinceros, voltar a ele coroado de louros, tendo satisfeito os vossos mais vivos anelos.

Bem dolorosa vos devia ter sido a separação de vossa família e de todos aqueles que vos tributam amizade. Mas a luta pela vida tem exigências cruéis, e quem nela quiser empenhar-se tendo por único guia o coração está irremediavelmente perdido...”.

Vejamos agora a sugestão dada pelo ChatGPT:

“Estamos aqui reunidos para celebrar o retorno de uma pessoa muito especial em nossas vidas. É com grande alegria e entusiasmo que recebemos de volta este amigo, que acaba de concluir seus estudos e retorna como uma versão ainda mais brilhante e inspiradora de si mesma.

O retorno de alguém após concluir seus estudos é um momento de triunfo e realização. É a concretização de anos de dedicação, esforço e busca pelo conhecimento. É um momento em que testemunhamos o crescimento pessoal e profissional dessa pessoa que nos enche de orgulho....”.

Pois é, mais de um século depois, podemos constatar que mesmo observando as diferenças da linguagem empregada, as mensagens guardam muitas semelhanças.

Mais parecidos ainda são os folgados que procuravam discursos prontos naquela época e os que fazem o mesmo hoje.

Compartilhe  

últimas notícias