Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Conheça a história curiosa de um dos livros mais vendidos no país

Livro de Carlos Júlio em Português e italiano. - Imagem: Acervo Pessoal
Livro de Carlos Júlio em Português e italiano. - Imagem: Acervo Pessoal
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 12/03/2023, às 09h07


Em 2005 reescrevi todos os meus livros. Há 30 anos escrevendo para jornais, revistas e portais, aprendi que para prender a atenção do leitor precisaria usar nos textosa mesma linguagem descontraída com a qual ministrava as minhas aulas. Os livros foram escritos com extremo rigor. Sempre tive a precaução de revisá-los cuidadosamente. Quando, entretanto, comparava as obras com os textos atuais, deparava-me com uma diferença assustadora. Pareciam textos produzidos por autores diferentes.

Por isso, com o aval da Editora Saraiva, resolvi arregaçar as mangas e me dedicar a essa tarefa. Como não sou de recuar diante das dificuldades, fui em frente, mas não imaginava que reescrever era até mais difícil que escrever. Foram meses consumindo madrugadas e finais de semana. Consegui. O resultado foi até além do esperado. O conteúdo mais arejado foi complementado com capa e diagramação também leves, em harmonia com o novo estilo.

Lembro-me como se fosse hoje. Certo dia, por volta de três horas da madrugada, horário da minha preferência para escrever, coloquei todos os livros sobre a escrivaninha, olhei do lado para não passar vexame e me parabenizei: “Boa, garoto. Ficou muito bom mesmo!” Foi aí que me veio uma preocupação.

Havia me dedicado tanto a essa empreitada, que consumiu esforço de doer até fisicamente, mas não havia diante de mim uma obra para consulta rápida, que pudesse atender em pouco tempo às necessidades de quem precisasse mais ou menos em cima da hora fazer uma apresentação em público. Um autor experiente que resolvesse escrever um livro com essas características seria bem-sucedido.

Refleti um pouco e concluí que eu poderia levar em frente esse plano. Naquele mesmo momento, comecei a separar informações que pudessem fazer parte de um livro de dicas para falar bem. Em seguida, pomposamente, mudei para “Superdicas para falar bem em conversas e apresentações”. Em três dias o livro ficou pronto. Em um mês estava publicado. As vendas explodiram. Mais de 400 mil exemplares vendidos. Vários anos nas listas dos mais vendidos do país. Em muitas delas em primeiro lugar.

Com esse sucesso, conversando com o então editor da Saraiva, Rogério Gastaldo, veio a ideia de eu coordenar uma série com o nome “Superdicas”. Outro sucesso estrondoso! Fui atrás dos maiores especialistas do país. Cada um escrevendo obras com a mesma orientação: 60 dicas, cada uma com tamanho entre 1.550 a 1.700 toques. Foram 30 títulos que venderam mais de um milhão de exemplares. Seis deles entraram simultaneamente na lista de mais vendidos da Veja.

Um dos autores convidados foi Carlos Alberto Júlio. Queria que ele escrevesse sobre vendas. Acho que o Júlio topou mais pela amizade, menos pela vontade de fazer o livro. Ele só não contava com um perdigueiro no cangote dele todos os dias: “E aí, Júlio, quando sai o livro?”.

Ele conta que estava em casa num final de semana e, para se livrar de mim, comentou com a esposa: “Vou fazer o bendito livro do Polito”. Sete horas depois a obra estava pronta. Finalizado o trabalho, ele pensou: “Ah, não vou publicar um livrinho desse com o meu nome. Vou falar para o Polito que se ele quiser poderá pôr um pseudônimo, ou até o nome dele”.

Foi tomar banho e pôs o livro para imprimir. Com a cabeça mais fresca, resolveu ler o que havia escrito. E ficou surpreso com o resultado. Pensou: “Se eu tivesse um livrodesse nas mãos quando comecei a minha carreira de vendedor, teria facilitado muito a minha vida profissional”. E foi assim que nasceu o livro “Superdicas para vender e negociar bem”. O “livrinho” se transformou em verdadeiro “tratado” de venda. Foi um sucesso admirável desde o lançamento. Vendeu dezenas de milhares de cópias e também foi para as listas dos mais vendidos. Além de ter conquistado os leitores brasileiros, o livro foi muito bem-sucedido na Itália, com o título de “I Superconsigli Vendere Negoziare & Convincere – Manuale Indispensabile Per Grandi Leader”. E para minha vaidade: “Collana diretta e coordinata dal Prof. Reinaldo Polito”.

Esse foi o percurso de um livro que nasceu por nascer, mas que estava destinado a ajudar milhares de pessoas a se sair bem na árdua e fascinante arte de vender e negociar.

Compartilhe  

últimas notícias