Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

TU BISHVAT: Aprendendo sabedoria com as árvores!

Aprendendo sabedoria com as árvores! - Imagem: Freepik
Aprendendo sabedoria com as árvores! - Imagem: Freepik
Rav Sany Sonnenreich

por Rav Sany Sonnenreich

Publicado em 06/02/2023, às 08h39


Hoje é o 15o dia do mês hebraico de Shevat
Tu B'Shvat, o Ano Novo Judaico para Árvores,

De acordo com o Talmud (Rosh Hashana 2a), Tu B'Shvat era o dia usado para decidir quantos anos uma árvore tinha para obrigações de dízimo. As árvores frutíferas que floresceram antes dessa data foram consideradas parte dos produtos do ano anterior; as árvores frutíferas que floresceram após Tu B'Shvat foram vistas como pertencentes à safrado ano seguinte.
Os costumes para este dia, que incluem comer frutas, ou em particular uma “nova fruta” sobre a qual se poderia recitar a bênção shehecheyanu(benção que se faz sobre algo novo), surgiram ao longo dos séculos.

O ser humano é comparado com a árvore como dia a Torá:

Ki Adam Ets Hássade
(Devarim 20:19)

Esse dia nos lembra que, apesar de tudo, o povo judeu é sempre uma nação com esperança.

Além de seu significado agrícola, este dia nos chama a aproveitar o poder de um novo começo e dar esse primeiro passo para dar início à mudanças em nossas vidas. Aqui estão mensagens inspiradoras do dia.

Onde você pensa é onde você está.
No Tu B'Shvat, temos o costume de comer frutas como figos, romãs, tâmaras e azeitonas, mas na realidade olhe ao redor ainda não há frutas nas árvores! Estamos no meio do inverno; essa celebração não é um pouco prematura? A mensagem de Tu B'Shvat é que, embora as frutasainda não tenham crescido, o processo que as cria começou!

Para as pessoas, nossos frutos são nossas ações e conquistas e eles também têm sua origem. Eles começam com uma ideia.
O rabino Nahman de Breslav ensinou: “Uma pessoa não está apenas onde está fisicamente, mas onde está pensando em estar.” Quando uma ideia se cristaliza em nossas mentes, já estamos a meio caminho de alcançá-la. A mensagem de Tu B'Shvat é que todas as grandes realizações começam em uma ideia e objetivo convincentes. Então sonhe, pense positivo e celebre o poder de nossas ideias!

Deixe a natureza inspirá-lo.
O rabino Avigdor Miller, um dos grandes rabinos da última geração, era conhecido por levar tempo apreciando a grandiosidade da natureza, maravilhando-se com os detalhes intrincados e a sabedoria insondável do mundo que D”us fez. “Olhe para esta maçã, tão perfeita, tão doce, tão redonda,” ele diria antes de canalizar sua gratidão em uma bênção. A natureza não está lá apenas para nos alimentar, mas também para nos inspirar.

Aproveite esse dia com o prazer e a doçura das frutas sem deixar de refletir no que elas representam para nossa espiritualidade

Feliz Tu Bishvat!

Rav Sany

Compartilhe  

últimas notícias