Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

O Poder da Gratidão desde o Despertar

Tony Robbins. - Imagem: Reprodução/ Pixbay | Divulgação
Tony Robbins. - Imagem: Reprodução/ Pixbay | Divulgação
Rabino Sany Sonnenreich

por Rabino Sany Sonnenreich

Publicado em 30/01/2023, às 08h49


Anos atrás, alguém me passou um áudiodo escritor e palestrante motivacional Tony Robbins. Fiquei animado em ouvir o que uma das pessoas mais inspiradoras dos tempos modernos teria a dizer e como isso poderia mudar minha vida para melhor. 

Ele começou sua palestra dizendo que tem o segredo da felicidadee do sucesso! E se a pessoa seguir seus conselhos e começar cada dia de sua vida exatamente como ele descreve, ele pode garantir que ela se sentirá mais feliz e alcançará seus objetivos e sonhos.

Como qualquer um que ouvisse aquele início, fiquei ansioso para saber qual seria então o segredo para aquela fórmula segundo a visão dele.

Contudo, para mim e para qualquer judeu não havia nada de novo. O segredo da felicidadee do sucesso, disse ele, é começar todos os dias de sua vida expressando gratidão. Assim que você acordar, antes de fazer qualquer outra coisa, agradeça. Agradeça e aprecie por estar vivo, por ter um teto sobre sua cabeça, por sua saúde, se tiver sorte, por sua família, entre outros aspectos. Ele continuou que não é suficiente pensar dessa forma, mas você precisa começar o dia verbalizando e realmente agradecendo em voz alta. Se o fizer, o resto do seu dia será um sucesso e uma alegria garantida.

Amigos, o que Tony Robbins está ensinando no século 21, o judaísmo tem ensinado desde seu princípio, há milhares de anos. Desde cedo ensinamos nossos filhos a acordar dizendo Modeh ani lefanecha - Agradeço a Ti, D"us pelo fato de ter acordado, por estar vivo para ver outro dia, pelas bênçãos maravilhosas em minha vida. Foi-nos ensinado desde a juventude que não acordamos com a sensação de que temos direito, somos merecedores e exigentes. Em vez disso, acordamos com um profundo e profundo sentimento de gratidão, apreciação e reconhecimento.

Na minha visão, Tony Robbins está certo. O modo como começamos nosso dia tem um impacto muito forte e incrível em como o resto desse período será. 

É tão fácil cair na rotina e esquecermos de ser gratos. Por que devo agradecer aos professores dos meus filhos? Eles estão apenas fazendo seu trabalho. Por que devo ser tão grato ao garçom, ao zelador ou à aeromoça? Não é isso que eles deveriam fazer? Quando foi a última vez que agradecemos a quem limpa nossa roupa suja? Expressamos gratidão regularmente a nosso cônjuge que faz compras, cozinha o jantar ou que trabalhou o dia todo para pagar o jantar ou, em alguns casos, fez as duas coisas?

Uma das últimas lembranças que tenho do meu avô, sobrevivente do Holocausto, que faleceu em 2019, foi como ele agradecia todos os enfermeiros do hospital por todo auxílio prestado a ele durante sua última internação. Essa cena me emocionou muito. Vou guardar esse ensinamento no coração junto à imagem sempre cordial dele.

Não vamos apenas dizer modeh ani pela manhã e, em seguida, fazer uma transição rápida para os sentimentos de direito e merecimento. Vamos lembrar de agradecer às pessoas que fazem coisas extraordinárias em nossas vidas. E, ainda mais importante: vamos expressar gratidão especialmente às pessoas que fazem as coisas comuns que tornam nossa vida tão cheia de bênçãos.

Compartilhe  

últimas notícias