Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Sistema de monitoramento usa tecnologia para prevenção de incêndios em áreas verdes de SP

A ação é realizada em terrenos de proteção ambiental e parques da cidade

O Parque Linear Córrego do Bispo é um dos que conta com o sistema para detectar incêndios - Foto: Divulgação / Édson Lopes Jr.
O Parque Linear Córrego do Bispo é um dos que conta com o sistema para detectar incêndios - Foto: Divulgação / Édson Lopes Jr.

Vitória Tedeschi Publicado em 25/05/2024, às 08h00


testeira-meio-ambiente-sp

Na cidade de São Paulo, a prevenção e combate a incêndios em áreas de proteção ambiental e parques ganharam reforços recentemente. As ações que visam agilizar o atendimento e o combate às chamas nessas áreas, através da Operação Fogo Zero, contam com um sistema de monitoramento para detecção de incêndios que usa equipamentos específicos e torres de tecnologia.

Inaugurado no futuro Parque Linear Córrego do Bispo, na Zona Norte, para cobrir a região da Serra da Cantareira - que será entregue à população no segundo semestre de 2024 -, o sistema é dotado de alarme e sensores infravermelhos que captam a elevação de temperatura e fumaça em um raio de 6km, acionando a central.

O principal objetivo das ações é proteger toda a diversidade de flora e fauna, sob monitoramento do Programa Vigilância pela Biodiversidade - VigiBio, da Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental. Ao todo, quatro torres de monitoramento, com câmeras de térmicas de longo alcance, pontos de apoio espalhados na área e estação de monitoramento do clima são as novas tecnologias de combate às queimadas.

Integram ainda o monitoramento equipes com veículos específicos para essa atividade. Cursos trimestrais de formação de brigadistas também são oferecidos para as equipes dos parques. Outros dois sistemas similares serão instalados para monitoramento do Parque Natural Fazenda do Carmo, Parque Natural Cabeceiras do Aricanduva e Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga, na Zona Leste, e para controle das demais Unidades de Conservação na Zona Sul. Com isso, todas as florestas mais importantes do município de São Paulo estão sendo constante- mente monitoradas.

Além disso, a prefeitura promove aulas de combate e prevenção a incêndios florestais nos parques da capital paulista. Com a chegada do inverno, as secas são mais frequentes, o que pode ocasionar em queimadas. Por isso, a importância de preparar pessoas para evitar e cessar os incêndios. Trata-se de uma ação muito importante para os serviços ambientais e ecossistêmicos e na preservação de espécies animais e vegetais, sobretudo àquelas presentes na Mata Atlântica.

O curso, que também faz parte da Operação Fogo Zero, é destinado a vigilantes de parques, profissionais de órgãos de segurança pública, funcionários públicos, munícipes (que participarão por meio dos Conselhos Gestores das Áreas de Proteção Ambiental - APAs) e dos parques, donos de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), responsáveis de empresas vizinhas das unidades ambientais e voluntários.

[Colocar ALT]Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias