Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Prefeitura cria novo serviço exclusivo para mulheres e idosas em situação de vulnerabilidade em São Paulo

O Centro de Acolhida para Mulheres Lila Covas faz parte da rede socioassistencial da capital paulista

O nome do Centro de Acolhida para mulheres adultas e idosas foi uma homenagem à ex-presidente do Fundo Social e ex-primeira-dama de São Paulo, Lila Covas - Foto: Marcelo Pereira/Secom
O nome do Centro de Acolhida para mulheres adultas e idosas foi uma homenagem à ex-presidente do Fundo Social e ex-primeira-dama de São Paulo, Lila Covas - Foto: Marcelo Pereira/Secom

Vitória Tedeschi Publicado em 23/04/2024, às 10h00


testeira_projetoNo último dia 8 de março de 2024, dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Paulo inaugurou o primeiro serviço de acolhimento conjunto para mulheres adultas e idosas da cidade. O Centro de Acolhida para Mulheres Lila Covas faz parte da rede socioassistencial da capital e pode atender até 100 pessoas em situação de vulnerabilidade.

No local, existe uma série de ações especialmente pensadas e programadas para o dia todo, incluindo o oferecimento de mais de mil vagas de emprego para mulheres no Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). O CA Mulheres Lila Covas é o 39º serviço de acolhimento da rede socioassistencial da Prefeitura voltado exclusivamente às mulheres que vivem em situação de rua ou em vulnerabilidade social na capital.

Ao todo, são 1.790 vagas distribuídas nas seguintes tipologias: 17 Centros de Acolhida Especial (CAEs) para Mulheres, com 1.325 vagas; quatro Centros de Acolhida para Mulheres em Situação de Violência, com 80 vagas; um CAE para Mulheres Imigrantes, com 80 vagas; um CA para Gestantes, Mães e Bebês, com 100 vagas; três CAs para Mulheres Transexuais, com 90 vagas; e 13 Repúblicas com unidades para Mulheres, com 115 vagas.

O novo CA Lila Covas está instalado em um prédio com três pavimentos, pátio externo e áreas abertas que ocupam 750 m². O imóvel, que é alugado, estava desocupado havia alguns anos e passou por novas obras, reformas e pintura. Além de quartos, cozinha industrial e banheiros, o serviço tem refeitório, sala de convivência com TV, sala multiuso para atividades coletivas, salas administrativas e de atendimento. Os banheiros e áreas comuns foram adaptados com barras de apoio e rampas de acessibilidade.

Os encaminhamentos para o CA Lila Covas estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Vale ressaltar que, de 2021 até este ano, o número de vagas para o acolhimento de mulheres em vulnerabilidade na rede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) saltou de 621 para 1.300.

Quem foi Lila Covas?

O nome do Centro de Acolhida para mulheres adultas e idosas foi uma homenagem à ex-presidente do Fundo Social e ex-primeira-dama de São Paulo, Florinda Gomes Covas, mais conhecida como Lila Covas, que morreu em março de 2020. Dona Lila era esposa do governador Mário Covas e avó do prefeito Bruno Covas.

Lila era considerada uma mulher guerreira e batalhadora que ficou conhecida por emprestar todo seu amor e cuidado aos menos favorecidos, especialmente em sua luta pelas mulheres em vulnerabilidade, justamente as que estão sendo atendidas no Centro de Acolhida que carrega seu nome.

[Colocar ALT]Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando nestelink.

Compartilhe  

últimas notícias