Houve infração em pelo menos 17 estados que burlaram as normas de cotas de gênero

Milleny Ferreira Publicado em 04/12/2023, às 11h09
Foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que houveram ao menos 64 casos de fraudes em meio às candidaturas partidárias durante as últimas eleições municipais. Foi julgado fraude às cotas de gênero em 2020.
A infração ocorreu em 17 estados e resultou na averiguação de vereadores e prefeitos de também 17 partidos. A infração cometida consiste em candidaturas fictícias, que são feitas apenas para preencher a cota mínima por banca de 30% reservada para mulheres.
Desde o ano de 2009 esta norma passou a ser obrigatória, fazendo isso têm incentivado a inclusão de mulheres em cargos políticos como entre 2016 e 2020, houve aumento de 18% no número de candidaturas femininas e de 17,5% no total de eleitas, segundo os dados do próprio TSE.
De acordo com as informações apuradas pelo portal Metrópoles, no estado da Bahia e São Paulo foram registrados a maioria dos casos, tendo oito em cada, seguindo eles, em seguida aparecem Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas, com cinco casos.
O partido Republicanos se sobressai como a banca que mais burlou a regra, com oito casos reconhecidos pelo TSE. Em seguida, vem o Progressistas (PP), com sete; PSB, com seis; e PT e DEM, com cinco.
Conforme estabelece o artigo 105, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o TSE tem até 5 de março do ano das eleições para aprovar as resoluções que darão andamento às eleições", destacou a Corte.
Tendo a maioria dos casos apresentando semelhanças como: candidatas com poucos votos, movimentação de recursos de campanha mínima, ausência de participação em atos de campanha, parentesco com candidatos do mesmo partido, entre outras.
Foi decretado pelo próprio TSE que haverá consequências para esses infratores, que pode se considerar medidas graves a serem tomadas , o órgão tem adotado punições que consistem na cassação de todas as candidaturas do partido naquela eleição e, consequentemente, do mandato dos eleitos. Além de também poder resultar na inelegibilidade de alguns candidatos.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa