O palestrante motivacional Nando Pinheiro é o candidato do Avante à Prefeitura de Santos, prometendo gestão e zelo pela cidade
por Marina Roveda
Publicado em 06/09/2024, às 11h46
O Avante oficializou a candidatura do coach digital Nando Pinheiro à Prefeitura de Santos (SP), durante convenção partidária realizada no espaço Hedwig Eventos, no bairro Gonzaga. Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, Nando Pinheiro tenta, pela segunda vez, adentrar a vida política, mesmo sem qualquer experiência em cargos públicos.
Henrique Gainete, advogado com longa trajetória como escrevente no Fórum de Santos, será o vice-prefeito na chapa. Com um discurso recheado de promessas vagas, Pinheiro destacou a importância de saúde, educação, segurança e mobilidade como deveres do gestor público, mencionando também Parcerias Público-Privadas para impulsionar o turismo na cidade. No entanto, para um candidato que nunca geriu nada além de seu próprio nome como marca, essas promessas soam vazias diante da realidade dos eleitores.
Filho de zelador, Nando Pinheiro nasceu em São Paulo e mudou-se para a Baixada Santista aos seis anos. Trabalhou como locutor de rádio antes de se tornar um influenciador digital, onde acumulou milhões de seguidores e, segundo sua própria declaração, um patrimônio de R$ 1,5 milhão. Em 2022, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não foi eleito. Agora, volta ao cenário político com uma nova tentativa, apostando no poder das redes sociais e na força de sua popularidade digital para conquistar os eleitores santistas.
Nando Pinheiro não esconde sua ambição de ser o "Pablo Marçal da Baixada Santista", tentando replicar o sucesso do coach motivacional que ganhou destaque nacional ao flertar com a candidatura à presidência da República — o que não deu certo. Marçal ficou conhecido por seu bordão "Faz o M" e por levar seus seguidores ao Monte, o que resultou em uma morte trágica. Agora, Marçal concorre à Prefeitura de São Paulo. Seguindo seus passos, Nando Pinheiro planeja levar seus eleitores para os costões rochosos da Baixada Santista, acreditando que pode transformar Santos com a mesma ousadia, mesmo sem uma trajetória política ou experiência na gestão pública.
Resta saber se os santistas estão dispostos a apostar em um candidato cuja principal credencial é a popularidade na internet e a promessa de ser o novo "M" da Baixada.
Leia também
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Provas do concurso dos Correios já têm data marcada e detalhes importantes revelados
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19
Os únicos dois lugares no Brasil que não participam das eleições municipais
Após dias gelados, calor intenso retorna a São Paulo antes das eleições
Lula deve sancionar nova lei que aumenta pena para feminicídio
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o 2º homem mais rico do mundo; veja lista
A cada 3 horas, um celular é roubado ou furtado na região de Piracicaba