Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo 2023

Geraldo Alckmin vai receber dois salários por ser vice-presidente e ministro? Descubra

O político também irá comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Não é a primeira vez que isso ocorre no Brasil: de 2004 a 2006, José Alencar foi ministro da Defesa e vice-presidente de Lula - Imagem: reprodução/Twitter @centralpolitcs
Não é a primeira vez que isso ocorre no Brasil: de 2004 a 2006, José Alencar foi ministro da Defesa e vice-presidente de Lula - Imagem: reprodução/Twitter @centralpolitcs

Thais Bueno Publicado em 02/01/2023, às 16h32


Quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República no dia 30 de outubro de 2022, Geraldo Alckmin (PSB) também foi eleito como vice-presidente na chapa do petista.

O presidente eleito tomou posse do cargo no último domingo (1º) em uma cerimônia que aconteceu no Distrito Federal, em Brasília. Lula recebeu a faixa presidencial das mãos de 7 pessoas, que representaram a diversidade do país:

  • Francisco, criança de 10 anos, morador de Itaquera, zona leste de São Paulo;
  • Aline de Sousa, 33 anos, catadora de recicláveis;
  • Cacique Raoni;
  • Wesley Rocha, 28 anos, metalúrgico;
  • Murilo Jesus, 28 anos, professor;
  • Jucimara Santos, cozinheira;
  • Ivan Baron, que tem paralisia cerebral;
  • Flávio Pereira, 50 anos, artesão.

Alckmin, apesar de ser vice-presidente, também irá comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Uma dúvida que atinge muitas pessoas, então, é se o político irá receber dois salários, um de cada função.

A resposta para essa pergunta é: não. Geraldo Alckmin irá receber apenas o salário do cargo mais importante, que é o de vice-presidente. Segundo reportagem do UOL, ele ganhará o valor de R$39.293,32.

Vale mencionar também que o comandante escolhido para um ministério pode ser substítuido pelo presidente eleito ao longo dos quatro anos de governo, o que não acontece com a função de vice-presidente.

Isso ocorre porque, de forma geral, o vice-presidente é o substítuto direto caso algo venha a acontecer com o chefe do Executivo. Neste caso, Alckmin é o primeiro que poderá aparecer no lugar de Lula nas mais diversas situações - doença, viagens, abertura de processo por crime de responsabilidade, entre outros.

Não é a primeira vez que isso ocorre no Brasil: de 2004 a 2006, José Alencar foi ministro da Defesa e vice-presidente de Lula.

Vale lembrar que a candidatura do petista, tendo Alckmin como seu vice, para concorrer às eleições presidenciais de outubro, foi anunciada em julho de 2022.

Compartilhe  

últimas notícias