Diário de São Paulo
Siga-nos
Segredos?

O que guarda o armário de Pelé na Vila Belmiro fechado há 40 anos?

O Rei do Futebol trancou o armário a sete chaves em 1974

Apesar de ter ficado conhecido por seus gols, um fato sobre o atacante sempre chamou atenção: seu armário na Vila Belmiro - Imagem: reprodução/Twitter @futnostalgico
Apesar de ter ficado conhecido por seus gols, um fato sobre o atacante sempre chamou atenção: seu armário na Vila Belmiro - Imagem: reprodução/Twitter @futnostalgico

Thais Bueno Publicado em 02/01/2023, às 17h03


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé ou até mesmo como 'Rei do Futebol', faleceu na tarde da última quinta-feira (29), aos 82 anos de idade. O Hospital Albert Einstein declarou, em comunicado, que o craque faleceu por falência de múltiplos órgãos.

No entanto, seu legado para o esporte e também para o mundo foram enormes. Por onde passou, Pelé deixou marcas - no Santos, isso não foi diferente. Apesar de ter ficado conhecido por seus incríveis gols, um fato sobre o atacante sempre chamou atenção: seu armário na Vila Belmiro.

Segundo a lenda envolvendo o armário do Rei, em sua despedida do Santos no dia 2 de outubro de 1974, na partida contra a Ponte Preta, após a volta olímpica, aos 21 minutos do primeiro tempo, Pelé simplesmente desceu ao vestiário, se ajoelhou na frente do seu armário e ficou ali por alguns minutos. Depois, trancou o armário e foi embora com a chave.

Como o armário nunca mais foi aberto e ninguém além do próprio Pelé sabe o que está lá, muitos se perguntam se o ídolo santista esconde algo no local. De acordo com rumores, o Rei teria deixado algum objeto para dar sorte à equipe que lhe deu tudo.

Pelé guardando coisas no armário. Imagem: reprodução/Twitter @futnostalgico
Pelé guardando coisas no armário. Imagem: reprodução/Twitter @futnostalgico

No ano de 2009, uma reportagem do G1 tentou se aprofundar mais sobre o tema e entrevistou alguns funcionários do Santos. Eles afirmaram que conheciam o armário, mas ressaltaram que não sabiam o que havia dentro. Receberam a unânime fala "só o Pelé sabe".

Por conta disso, o veículo da Globo foi atrás do próprio Pelé para resolver o mistério. Não foi uma tarefa fácil, já que contatar o Rei do Futebol era complicado. A oportunidade apareceu quando o ex-atleta foi para um evento em Cubatão (SP).

Em meio à vários jornalistas e repórteres, Ronaldo Abreu Vaio conseguiu fazer sua pergunta para o craque: "Pelé, o que tem no seu armário, no vestiário do Santos?".

De acordo com o relato do profissional, Pelé sorriu com a pergunta, mas, na resposta, desviou um pouco do assunto. "Nada especial. Só umas coisas". "Que coisas?". "Ah, uma chuteira...". 

Conforme a reportagem, "nem o Edinho [filho de Pelé, que foi goleiro do Santos nos anos 1990] sabe. Quando jogava, até pediam para ele abrir. Mas não é nada de importante".

O ex-jogador Elano também comentou sobre o mistério do armário de Pelé em entrevista à ESPN. "Tem umas coisas pessoais dele. Que deixaram como história. A mística também é maravilhosa. Eu tive o orgulho de ter o armário do lado do Pelé. É por isso que ele se faz presente aqui a todo momento".

Com a morte do ídolo do Brasil, muitos questionaram se o armário de Pelé será aberto depois de 48 anos. No entanto, essa informação ainda não foi divulgada. 

Compartilhe  

últimas notícias