Diário de São Paulo
Siga-nos
Memórias dentro de campo

MORRE PELÉ: relembre todos os gols do Rei do Futebol em Copas do Mundo

O craque disputou 4 edições do torneio e marcou 12 gols

O Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a morte do ídolo do Santos por falência múltipla de órgãos - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei e @AlertaNews24
O Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a morte do ídolo do Santos por falência múltipla de órgãos - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei e @AlertaNews24

Thais Bueno Publicado em 29/12/2022, às 18h01


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé ou até mesmo como 'Rei do Futebol', faleceu na tarde desta quinta-feira (29), aos 82 anos de idade, em São Paulo.

Pelé vinha enfrentando uma batalha dura contra o câncer de cólon que se espalhou em metástases para o intestino, pulmão e fígado e, nas últimas semanas, teve problemas, pois a quimioterapia não havia surtido o efeito esperado.

O Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a morte do ídolo do Santos por falência múltipla de órgãos.

Pelé fez história no futebol. Ele revolucionou o esporte e, além de ter tido uma carreira de extremo sucesso no Santos, deixou seu nome marcado na seleção brasileira. Ele fez 77 gols com a amarelinha e disputou 4 edições de Copa do Mundo, saindo com o título em 3 delas (1958, 1962 e 1970).

Em Copas, o Rei do Futebol marcou 12 gols e está entre os 10 jogadores que mais marcaram gols no torneio. Ele fica atrás apenas de Klose (16), Ronaldo (15), Gerd Muller (14), Fontaine (14) e Messi (13).

Além disso, o astro só fica atrás do camisa 10 da Argentina, Lionel Messi, em participações em gols na Copa. O hermano quebrou o recorde de Pelé em sua 5ª Copa, a do Catar, e chegou a 21 gols + assistências, ultrapassando os 20 do brasileiro.

Relembre todos os 12 gols de Pelé com a seleção brasileira em Copas do Mundo!

Estreia em 1958

Em Copas do Mundo, Pelé fez sua estreia na edição de 1958, aos 17 anos de idade. O primeiro gol do craque saiu nas quartas de final, contra o País de Gales. O tento deu a vitória à canarinho.

Na semifinal contra a França, o Rei marcou um hat-trick (3 gols) e a seleção brasileira avançou, depois de vencer por 5x2, para a grande final.

Na finalíssima, o ídolo do Santos guardou dois gols contra uma poderosa Suécia e a seleção brasileira levou o primeiro título do campeonato para casa.

Copa de 1962

O mundo reservava grandes expectativas para a segunda Copa do Rei Pelé. No primeiro jogo contra o México, ele marcou seu 7º gol na história da competição. No entanto, acabou sofrendo uma lesão no joelho e não jogou mais naquela edição.

Mesmo sem Pelé, a seleção brasileira conquistou o bicampeonato ao derrotar os tchecos por 3x1.

Nova lesão em 1966

Na Copa de 1966, na Inglaterra, Pelé fez um gol na estreia, na vitória sobre a Bulgária por 2 a 0, mas teve sua participação novamente interrompida por um problema físico. Ainda no primeiro jogo, sofreu uma falta violenta e não atuou na derrota por 2 a 0 para a Hungria.

Ele chegou a voltar de lesão e jogar na partida contra Portugal. Contudo, sofreu outra dura entrada que o tirou dos gramados pelo resto do torneio. O Brasil foi eliminado nesta partida por 3x1.

O triunfo em 1970

Depois da eliminação em 1966, Pelé disse que não jogaria mais pela seleção em Copas do Mundo. O craque, no entanto, não muito teve escolha: em meio à Ditadura Militar, foi pressionado para ir ao México com a Seleção. Foi justamente aí que o icônico Zagallo assumiu a canarinho e Pelé entregou uma das maiores atuações da história do torneio.

Na estreia contra a Tchecoslováquia, Pelé marcou e a seleção venceu por 4x1. Contra a Romênia, marcou dois gols na vitória por 3 a 2. Na grande final, abriu o placar e chegou ao 12º gols na competição.

O Rei ainda deu assistências para os gols de Jairzinho e Carlos Alberto. Foi dessa maneira que Pelé se tornou o único jogador brasileiro a conquistar três Copas do Mundo.

Relembre todos os gols do ídolo em Copas:

Compartilhe  

últimas notícias