Diário de São Paulo
Siga-nos
Gratuidade

Ônibus de graça? Prefeitura de São Paulo cogita essa possibilidade

O prefeito Ricardo Nunes analisa a proposta e explica motivo

Prefeitura de São Paulo cogita possibilidade de gratuidade dos ônibus - Imagem: reprodução
Prefeitura de São Paulo cogita possibilidade de gratuidade dos ônibus - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 21/11/2022, às 11h40


A prefeitura de São Paulo analisa a viabilidade da implementação de tarifa de ônibus gratuita em toda a cidade.

Ricardo Nunes (MDB) solicitou um estudo para verificar se a possibilidade é viável juridica e economicamente. Segundo o prefeito, a medida seria uma importante solução para estimular a diminuição do uso de veículos individuais diante das crises climáticas recentes.

"A gente tem visto essa questão da importância de fazer com que o transporte coletivo seja mais utilizado, de utilizar menos o transporte individual. Vejo como de grande importância a cidade de São Paulo ficar entre as grandes cidades do mundo nas ações climáticas", disse o prefeito na última semana.

O passe livre é uma discussão antiga e recorrente das câmaras municipais. Contudo é uma medida que tem ganhado força em pequenas e médias cidades ao redor de todo o Brasil, inclusive no interior e na Grande São Paulo.

O estudo solicitado pela prefeitura da capital paulista será realizado pela SPTrans, vinculada ao Município. Ricardo Nunes vê como maior problema a questão financeira na manutenção da isenção de tarifa, uma vez que, atualmente, São Paulo tenha R$ 32 bilhões em caixa, mas destinados a pastas específicas.

Compartilhe  

últimas notícias