Diário de São Paulo
Siga-nos
INVESTIGAÇÃO DA PF

Pazuello será convocado à PF para explicar encontro com Bolsonaro; entenda

O deputado Pazuello será convidado para prestar depoimento à PF na investigação que apura o plano para tentativa de golpe de Estado

O deputado Pazuello será convidado para prestar depoimento à PF na investigação que apura o plano para tentativa de golpe de Estado - Imagem: Reprodução/Instagram @generalpazuello.oficial
O deputado Pazuello será convidado para prestar depoimento à PF na investigação que apura o plano para tentativa de golpe de Estado - Imagem: Reprodução/Instagram @generalpazuello.oficial

Ana Rodrigues Publicado em 19/03/2024, às 07h58


O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) será convidado para prestar depoimento à Polícia Federal (PF) na investigação que apura o plano para tentar um golpe de Estado no Brasil. O convite ainda não tem data para ser feito, de acordo com as fontes da PF.

Segundo a CNN, Pazuello não é investigado no inquérito, porém a PF quer informações sobre uma reunião entre o parlamentar e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocorreu no dia 7 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada, uma semana depois do segundo turno das eleições.

A suspeita da PF, é que, durante o encontro Pazuello propôs uma interpretação do artigo 142 da Constituição Federal (CF) que viabilizou uma ação militar para impedir a posse de Lula.

A investigação ainda relatou que, em uma mensagem de áudio enviada ao ex-comandante do Exército, o general Marco Antonio Freire Gomes, Mauro Cid listou as pessoas que visitaram Jair Bolsonaro.

Durante seu depoimento à PF, Freire Gomes, foi questionado sobre quais providências tomou ao saber de supostas ações promovidas por Pazuello para tentar usar o artigo 142 da Constituição Federal como fundamento jurídico para impedir a posse do governo eleito, respondeu que:

[Pazuello] já estava na reserva e eleito deputado federal, [que] entendeu que seria uma questão política, sem possibilidade de influenciar diretamente as Forças Armadas".

O ex-comandante reforçou também aos policiais que essa proposta não teria "respaldo" das Forças Armadas.

A PF ainda interrogou o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, sobre o encontro entre Pazuello e Bolsonaro. Os agentes queriam saber se Torres estava presente no Palácio do Alvorada na ocasião. Ele respondeu que não estava nesse encontro.

Compartilhe  

últimas notícias