Para enfrentar o frio intenso que está para chegar nesta semana, a Prefeitura de São Paulo detalhou parte do plano elaborado para tentar abrigar quem vive em

Redação Publicado em 17/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h57
Para enfrentar o frio intenso que está para chegar nesta semana, a Prefeitura de São Paulo detalhou parte do plano elaborado para tentar abrigar quem vive em situação de rua. Na capital, cerca de 2.000 vagas foram abertas em centros esportivos, albergues e hotéis. Mesmo assim, muita gente vai ficar ao relento já que a conta não fecha: são quase 32 mil pessoas que estão pelas ruas.
A prefeitura disse também que vai montar dez tendas, espalhadas em pontos de grande concentração de pessoas em situação de rua, para servir sopa e agasalhos e deixar profissionais da saúde de prontidão.
O governo do estado informou também que avalia a possibilidade de abrir a estação de Metrô Pedro 2º para pessoas em situação de rua.
Ao todo, seis clubes na cidade vão ser usados como abrigos provisórios nos dias mais frios. Com as vagas nos centros esportivos, mais as que foram abertas em hotéis, a prefeitura diz que não vai faltar abrigo para quem está nas ruas.
Segundo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Júnior, “ano passado, neste mesmo período, a prefeitura disponibilizou 1.200 leitos, nós estamos num esforço neste ano na Operação Baixas Temperaturas para disponibilizarmos 2.000 leitos”.
Mesmo com as vagas extras, e somando as que existem nos albergues, o número da capital é de pouco mais de 17 mil, e são quase 32 mil em situação de rua.
O padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, disse que, a partir desta segunda, a Casa de Oração do Povo da Rua, da Arquidiciose de São Paulo, vai abrir para que as pessoas possam dormir lá.
“Eu acredito que o governo do estado poderia rapidamente abrir algumas estações que têm espaços muito vazios, muito largos, como a República. Existem outras que poderiam ser abertas emergencialmente, é uma forma de as pessoas ficarem num espaço aquecido”, disse o padre.
.
.
.
.
.
.
.
G1
Leia também

Banco Master repassou R$ 57,9 milhões a empresa criada com capital social de apenas R$ 40

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Acidente fatal: Idoso de 70 anos morre após ser atropelado por ônibus na Zona Leste de SP

Câmeras flagram advogado carioca com desconhecido momentos antes de ser encontrado morto em SP

Falhas na CPTM e no Metrô provocam atrasos no transporte sobre trilhos em São Paulo

Câmeras flagram dupla jogando corpo de mulher dentro de UBS na Zona Sul de São Paulo

São Paulo concentra o maior volume de exportações atingidas pelo tarifaço dos EUA

Acidente fatal: Idoso de 70 anos morre após ser atropelado por ônibus na Zona Leste de SP

CNA diz que 36,5% das exportações do agro brasileiro para os EUA serão atingidas por tarifa de 25%

Piloto morre após reação alérgica em tradicional "banho de óleo" em escola de aviação no Paraná