Diário de São Paulo
Siga-nos

Para enfrentar frio, Prefeitura de SP cria 2 mil vagas emergenciais para pessoas em situação de rua

Para enfrentar o frio intenso que está para chegar nesta semana, a Prefeitura de São Paulo detalhou parte do plano elaborado para tentar abrigar quem vive em

Para enfrentar frio, Prefeitura de SP cria 2 mil vagas emergenciais para pessoas em situação de rua
Para enfrentar frio, Prefeitura de SP cria 2 mil vagas emergenciais para pessoas em situação de rua

Redação Publicado em 17/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h57


Para enfrentar o frio intenso que está para chegar nesta semana, a Prefeitura de São Paulo detalhou parte do plano elaborado para tentar abrigar quem vive em situação de rua. Na capital, cerca de 2.000 vagas foram abertas em centros esportivos, albergues e hotéis. Mesmo assim, muita gente vai ficar ao relento já que a conta não fecha: são quase 32 mil pessoas que estão pelas ruas.

A prefeitura disse também que vai montar dez tendas, espalhadas em pontos de grande concentração de pessoas em situação de rua, para servir sopa e agasalhos e deixar profissionais da saúde de prontidão.

O governo do estado informou também que avalia a possibilidade de abrir a estação de Metrô Pedro 2º para pessoas em situação de rua.

Ao todo, seis clubes na cidade vão ser usados como abrigos provisórios nos dias mais frios. Com as vagas nos centros esportivos, mais as que foram abertas em hotéis, a prefeitura diz que não vai faltar abrigo para quem está nas ruas.

Segundo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Júnior, “ano passado, neste mesmo período, a prefeitura disponibilizou 1.200 leitos, nós estamos num esforço neste ano na Operação Baixas Temperaturas para disponibilizarmos 2.000 leitos”.

Mesmo com as vagas extras, e somando as que existem nos albergues, o número da capital é de pouco mais de 17 mil, e são quase 32 mil em situação de rua.

O padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, disse que, a partir desta segunda, a Casa de Oração do Povo da Rua, da Arquidiciose de São Paulo, vai abrir para que as pessoas possam dormir lá.

“Eu acredito que o governo do estado poderia rapidamente abrir algumas estações que têm espaços muito vazios, muito largos, como a República. Existem outras que poderiam ser abertas emergencialmente, é uma forma de as pessoas ficarem num espaço aquecido”, disse o padre.

.

.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias