Deputado federal envia ofício à Embaixada dos EUA e cobra prisão de Nicolás Maduro no Brasil; recompensa é de U$ 15 milhões

Marina Roveda Publicado em 30/05/2023, às 08h31
O deputado federal Zé Trovão, do Partido Liberal (PL-SC), tomou a iniciativa de enviar um ofício à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil nesta segunda-feira, com o objetivo de "informar" sobre a presença do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Brasília e solicitar informações sobre as possíveis medidas para a prisão dele. Maduro desembarcou na capital federal no último domingo para uma reunião privada com o mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, antes da cúpula de líderes da América do Sul.
No ofício, Zé Trovão solicita esclarecimentos sobre "quais medidas podem ser adotadas pelo governo americano para a captura deste criminoso", fazendo referência a Maduro.
"Estou aguardando a resposta da embaixada americana em relação a esse escárnio que é a presença desse ditador sendo recebido com honras pela 'alma mais honesta do mundo' em solo brasileiro. É uma verdadeira afronta!", escreveu o deputado em suas redes sociais.
View this post on Instagram
A última vez que Maduro esteve no Brasil foi em 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff. A entrada do venezuelano no país estava proibida desde agosto de 2019, quando uma portaria editada pelo então presidente Jair Bolsonaro impedia a visita do líder e de outras autoridades do país vizinho.
Acusação nos Estados Unidos
No documento enviado à Embaixada, Zé Trovão menciona que Maduro consta no site da Drug Enforcement Administration (DEA), a autoridade americana de combate às drogas, como "procurado por autoridades norte-americanas", após acusação do então secretário de Justiça dos Estados Unidos, Willian Barr, pelos crimes de narcotráfico, terrorismo internacional e corrupção.
Isso ocorreu em 2020, quando Barr apresentou uma acusação criminal contra Maduro por tráfico internacional de drogas e anunciou uma recompensa de US$ 15 milhões para quem colaborasse com sua eventual captura, considerando-o pelo governo Donald Trump como o "líder do cartel".
O ofício foi direcionado à embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, e possui como assunto "Visita de Nicolás Maduro ao Brasil".
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada

Grupo quer Flávio longe de Lucas Bove; deputado é réu e defende "corrupto cristão"

São Paulo tem queda de casos graves ligados à influenza

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares

PT pede ao STF que Bolsonaro perca prisão domiciliar após carta divulgada por Flávio