Diário de São Paulo
Siga-nos

Lula lança programa de incentivo à agricultura familiar para combater alta nos preços dos alimentos

Medidas visam estabilizar preços e garantir acesso a alimentos de qualidade para a população

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Milani Publicado em 15/03/2024, às 08h46


O governo brasileiro anunciou nesta quinta-feira um programa de incentivo à agricultura familiar como parte de um esforço para combater a recente alta nos preços dos alimentos. O objetivo é promover o fortalecimento da produção local e garantir o acesso da população a alimentos de qualidade a preços mais acessíveis.

O programa, elaborado em conjunto pelos ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, inclui uma série de medidas para apoiar os pequenos produtores rurais. Entre elas, estão a oferta de linhas de crédito com juros subsidiados, assistência técnica especializada e incentivos para a diversificação da produção.

De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o programa tem como foco principal a ampliação da oferta de alimentos provenientes da agricultura familiar nos mercados locais.

"Queremos fortalecer a produção local, incentivando os pequenos produtores a investirem em técnicas sustentáveis e diversificarem suas culturas", destacou o ministro.

Além disso, o governo pretende intensificar a parceria com os municípios para facilitar o escoamento da produção e garantir a distribuição eficiente dos alimentos. A ideia é reduzir os custos logísticos e promover a comercialização direta entre os produtores e os consumidores, evitando assim a intermediação dos grandes distribuidores.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o programa também prevê ações para incentivar o consumo de produtos da agricultura familiar por meio de campanhas de conscientização e programas de compras governamentais.

"Queremos estimular a população a valorizar os alimentos produzidos localmente, reconhecendo sua qualidade e contribuindo para a economia das comunidades rurais", afirmou Teixeira.

O lançamento do programa ocorre em meio a preocupações com a escalada dos preços dos alimentos, que têm impactado especialmente as famílias de baixa renda. A expectativa é que as medidas adotadas pelo governo contribuam para estabilizar os preços e assegurar o acesso da população a uma alimentação saudável e nutritiva.

Compartilhe  

últimas notícias