Prefeitura deve regulamentar o serviço e locais de sepultamento nos cemitérios.

G1 Publicado em 06/08/2022, às 13h21
Um projeto de lei sancionado pela Prefeitura de Matão (SP) vai mudar a forma de sepultamento dos animais de estimação, permitindo que eles sejam enterrados em jazigos e terrenos dos cemitérios públicos.
A lei foi sancionada no dia 26 de julho e publicada no diário oficial no dia 29 de julho. O próximo passo é a regulamentação por parte da prefeitura. A proposta foi feita pelo vereador Paulo Bernardi (MDB) com o objetivo de colaborar com o vínculo entre os animais e seus donos e a redução de contaminação ambiental, já que o solo e lençóis freáticos podem ser afetados com o sepultamento não adequado.
Segundo o Departamento de Meio Ambiente de Matão, uma empresa contratada pelo município faz o recolhimento de aproximadamente 40 animais mortos por mês, entre cães e gatos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), o Brasil é o país que tem a segunda maior população do mundo de animais de estimação.
Para muitos tutores, o envolvimento na relação de amor e afeto com esses animais faz eles se tornarem parte da família, como é o caso de Flor e Marvin, cães que acompanham a advogada Estela Barrios Trench.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/d/Z/g8IS5ETzKez3GvqDEs7w/img-20220727-wa0004.jpg)
“Eles são como meus filhos e fazem parte da minha vida, permanecem comigo em todos os lugares, seja em passeios ou no trabalho”, disse Estela, que é Presidente da Comissão de Proteção e Defesa aos Animais da OAB de Matão e umas das idealizadoras da iniciativa.
“Nada mais justo que após a morte eles permaneçam comigo”, completou a advogada.
Para Estela, a importância de sepultar o animal junto ao dono está ligada à consideração dos pets como membros da família. A iniciativa traz conforto aos donos e às lembranças dos animais.
"Psicologicamente as pessoas ao sepultarem seus animais no túmulo da família, além homenagear aquele animal que proporcionou amor e carinho. Também tem um local para sempre se lembrar da importância deles", comenta Estela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/R/h/fSDVyURbqqqKVBpCJnBw/img-20220727-wa0001.jpg)
O Projeto de Lei nº091/2022 foi aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Matão no dia 11 de julho.
A matéria aguarda também foi sancionada pela prefeitura e aguarda regulamentação da administração municipal. A lei permite que os animais considerados membros da família sejam enterrados no cemitérios municipais.
A prefeitura ainda deve avaliar se irá construir um espaço específico nos locais ou se os animais poderão ser enterrados nos jazigos dos tutores. Os gastos com o sepultamento serão inteiramente dos proprietários do bichinho.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo