Diário de São Paulo
Siga-nos
Agropecuária

Governo apresenta maior Plano Safra da história com R$ 360 bi para apoiar produtores

O ministro da agricultura Carlos Fávaro detalhou medidas para estimular a sustentabilidade nas produções nacionais

O Plano Safra 2023/2024 foi declarado pelo Governo Federal - Imagem: Freepik
O Plano Safra 2023/2024 foi declarado pelo Governo Federal - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 27/06/2023, às 17h48


Na próxima quarta-feira (28), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresenta o programa “Bom dia, Ministro”, com transmissão ao vivo.

O chefe da pasta vai compartilhar todos os detalhes do Plano Safra 2023/2024, anunciado pelo Governo Federal nesta terça-feira (27).

Segundo o governo federal, o maior Plano Safra da história, com R$ 360,2 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional de pequenos, médios e grandes produtores rurais até junho do próximo ano. O valor reflete um aumento de 27% em relação ao ciclo anterior. São diversos programas de modernização, inovação e sustentabilidade para pequenos e médios produtores rurais.

O programa será transmitido das 8 às 9 horas – e pode ser acompanhado pela TV (aberta e via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram da TV BrasilGov.

Iniciativas para sustentabilidade

Em abril, Fávaro adiantou que as tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono iriam direcionar as políticas de crédito rural. O Governo Federal discutiu os mecanismos de estímulo à produção sustentável de alimentos dentro do Plano Safra 2023/2024. O ministro explicou que o governo está disposto à fazer a transição sustentável da produção agrícola.

O Plano Safra visa estimular os produtores a aderirem às práticas sustentáveis, por meio de melhores condições de financiamento, com juros reduzidos para a recuperação de pastagens degradadas. O estímulo pode ser desde o acesso às práticas de assistência técnica, até a concessão de bônus.

No 1º trimestre de 2023, o crescimento do PIB (+1,9%, em relação ao trimestre anterior) se resulta, especialmente, pelo desempenho da agropecuária, que cresceu 21,6% no período. Para trazer crescimento e a expansão de recursos no Plano Safra 2023/2024, o Governo anunciou sua intenção de diversificação das fontes de financiamento, com maior participação do mercado de finanças privadas do agro e de recursos LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).

Compartilhe  

últimas notícias