Diário de São Paulo
Siga-nos
Agronegócio

Lula garante Plano Safra; entenda o que é

O presidente afirmou que vai defender o espaço para grandes e pequenos no agro

Lula garante Plano Safra; entenda o que é - Imagem: reprodução YouTube
Lula garante Plano Safra; entenda o que é - Imagem: reprodução YouTube

Vitória Tedeschi Publicado em 13/06/2023, às 17h54


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (13) que pretende realizar uma reforma agrária de forma "pacífica e tranquila". Ele também fez um aceno ao agronegócio, dizendo que o governo deve lançar um novo Plano Safra.

Em entrevista com o jornalista Marcos Uchôa, que foi transmitida nas redes sociais, ele citou que a importância de todos os produtores no contexto da segurança alimentar.

Não há incompatibilidade entre o pequeno, o médio e o grande produtor. Isso está na cabeça de quem não quer pensar direito. O Brasil precisa de todos. São complementares", disse Lula.

"Nós vamos anunciar o Plano Safra agora, tanto para a agricultura familiar quanto para o agronegócio, e eles vão perceber que da parte do Governo Federal não há objeção", completou o presidente, que voltou a afirmar que o agronegócio a agricultura familiar são complementares e podem conviver.

Sobre a reforma agrária, Lula afirmou que cabe ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) decidir sobre quais terras são consideradas improdutivas e devem ser direcionadas ao programa.

"Se quem faz o levantamento da terra improdutiva é o Incra, o Incra é que comunica o governo quais são as propriedades improdutivas que existem em cada estado brasileiro e a partir daí nós vamos discutir a ocupação dessa terra", declarou.

O que é o Plano Safra?

De acordo com o portal do Governo Federal, o Plano Safra é um financiamento especial voltado para ajudar produtores rurais a custear operações de plantio, manutenção, colheita e comercialização.

O programa foi instituído em 2003 para fomentar a produção rural brasileira destinado a todos os tipos de produtores rurais. No entanto, o Plano Safra prioriza e concentra seus esforços em pequenos e médios produtores.

Compartilhe  

últimas notícias