Diário de São Paulo
Siga-nos
INVESTIGAÇÃO

Ex-chefe da Aeronáutica revela que Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro

A ameaça de voz de prisão foi durante uma reunião no Palácio do Alvorada

A ameaça de voz de prisão foi durante uma reunião no Palácio do Alvorada - Imagem: Reprodução/X @Metropoles
A ameaça de voz de prisão foi durante uma reunião no Palácio do Alvorada - Imagem: Reprodução/X @Metropoles

Ana Rodrigues Publicado em 15/03/2024, às 13h06


O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, ameaçou dar voz de prisão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após ele sugerir a possibilidade de um golpe de Estado.

De acordo com o Metrópoles, a Folha de S. Paulo e a CNN, o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, detalhou a declaração de Freire Gomes em depoimento à Polícia Federal (PF), em 23 de fevereiro, que durou cerca de 10 horas, sobre a trama golpista.

Baptista Júnior presenciou o embate entre Freire Gomes e Bolsonaro durante uma reunião no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF), quando foi apresentada a chamada "Minuta do Golpe".

O brigadeiro afirmou que, após Bolsonaro levantar a hipótese de atentar contra o regime democrático, por meio de alguns institutos previstos na Constituição - GLO, Defesa ou Estado de Sítio -, Freire Gomes disse que, caso ele tentasse tal ato, teria que prender o presidente da República.

Para Baptista Júnior, a posição de Freire Gomes foi responsável por impedir o golpe de Estado no Brasil. Ele ainda disse aos investigadores que, "caso o comandante tivesse anuído, a possível tentativa de golpe de Estado teria se consumado".

Ainda durante o depoimento, o ex-comandante da Aeronáutica relatou que também tentou fazer Bolsonaro desistir da ideia de decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO), de Estado de Defesa ou de Estado de Sítio.

Nos dois depoimentos à PF, tanto Freire Gomes, quanto Baptista Júnior afirmaram ser contra a trama golpista, enquanto o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, se colocou à disposição do então presidente da República.

Compartilhe  

últimas notícias