Diário de São Paulo
Siga-nos
Disputa pelo poder

Equipe de Lula teme derrota de Pacheco no Senado e muda estratégia para obter votos

A votação está marcada para quarta-feira (1º)

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - Imagem: divulgação/Senado Notícias
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - Imagem: divulgação/Senado Notícias

Mateus Omena Publicado em 31/01/2023, às 14h19


A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado preocupações em relação à eleição no Senado. Por isso, os aliados do chefe de estado convocaram senadores para conversar e elaborar uma estratégia para garantir a vitória do atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A votação para o novo líder está agendada para esta quarta-feira (1º).

De acordo com Valdo Cruz, da Globo News, Pacheco é favorito nas intenções de voto, no entanto ele corre o risco de sofrer traições, fazendo com que a quantidade de votos seja abaixo do esperado.

Aliados do presidente do Senado acreditam que ele tem condições de obter o apoio de 55 senadores na eleição.

Por outro lado, senadores de diversas siglas, inclusive do PSD, partido de Rodrigo Pacheco, e de outras legendas da base de Lula, como União Brasil, estão apresentando mudanças de votos para o candidato da oposição, Rogério Marinho (PL-RN).

De acordo com Valdo Cruz, na última segunda-feira (30), os articuladores políticos de Lula procuraram senadores destes dois partidos para pedir o voto em Rodrigo Pacheco.

O resultado da eleição no Senado pode ser decisivo para o presidente Lula, pois ter um bolsonarista no comando da Casa significa barreiras para suas ações em relação ao Congresso.

Para os interlocutores de Lula, os senadores que estão ameaçando abandonar Rodrigo Pacheco querem negociar com o governo por espaço em cargos federais.

O resultado do pleito vai definir como será a oposição a Lula no Senado. Uma vitória de Marinho significa um novo rumo que a Casa seguiria a partir deste ano.

Compartilhe  

últimas notícias