Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica

Após Musk atacar Moraes, AGU defende regulamentação urgente de redes

O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, criticou indiretamente o empresário

Após Musk atacar Moraes, AGU defende regulamentação urgente de redes - Imagem: reprodução Advocacia-Geral da União
Após Musk atacar Moraes, AGU defende regulamentação urgente de redes - Imagem: reprodução Advocacia-Geral da União

Vitória Tedeschi Publicado em 07/04/2024, às 12h54


Neste domingo (7), o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, defendeu a regulamentação "urgente" das redes sociais e criticou de forma indireta Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), que atacou o ministro do STF Alexandre de Moraes.

"É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável", escreveu Messias no X. Veja a publicação abaixo:

Assim como dito em reportagem do Poder360, ainda não está claro quais restrições impostas ao X Musk vai mandar que sejam desrespeitadas a partir de agora.

Elon Musk ataca Alexandre de Moraes e faz ameaça; veja

Elon Musk ataca Alexandre de Moraes e faz ameaça; veja - Imagem: reprodução redes sociais / Fotos Públicas
Elon Musk ataca Alexandre de Moraes e faz ameaça; veja - Imagem: reprodução redes sociais / Fotos Públicas

No último sábado (6), o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), atacou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça e insinuou fechar o escritório da rede no Brasil.

De acordo com o UOL, o empresário questionou Moraes do porquê de "tanta censura no Brasil" por meio de um comentário em uma postagem no perfil oficial de Moraes no X, em que o ministro parabenizava o ex-STF Ricardo Lewandowski pela nomeação como chefe da pasta da Justiça e Segurança Pública do governo Lula, em 11 de janeiro, a última publicação do ministro na rede social.

"Por que vocês exigem tanta censura no Brasil?", questionou ele na publicação. Veja abaixo:

Após isso, Musk tocou novamente no assunto, afirmando que a "censura agressiva [que] parece violar a lei e a vontade do povo do Brasil". Ele fez o comentário compartilhando uma sequência de publicações do jornalista norte-americano Michael Shellenberger com o título "Twitter Files Brasil".

Na sequência, Musk ainda insinuou fechar o escritório do X no Brasil e que está retirando todas as restrições de contas no X determinadas pelo Judiciário brasileiro e ainda acusou, sem provas: "Este juiz [Moraes] aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil".
Até a tarde deste domingo (7), o ministro Alexandre de Moraes não havia respondido aos ataques do empresário.
Compartilhe  

últimas notícias