O retorno de Marta ao PT acontece após quase nove anos para compor a chapa de Guilherme Boulos para prefeitura de SP

Ana Rodrigues Publicado em 24/01/2024, às 12h26
Nesta terça-feira (23), a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy anunciou que se filiará ao Partido dos Trabalhadores dia 2 de fevereiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo a CNN, o evento acontecerá na Casa de Portugal, na zona central de São Paulo, a partir das 18h e, contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - que foi prefeito da capital entre 2013 e 2016 -, e também o pré-candidato do PSOL ao Executivo Municipal, Guilherme Boulos.
Ver essa foto no Instagram
No início do mês, Marta se reuniu com Lula no Palácio do Planalto, quando foi convidada para ser vice na chapa de Boulos. A prerrogativa de indicação cabe ao PT, depois de um acordo "costurado" nas eleições de 2022.
Nesta terça-feira, o presidente afirmou que ficou feliz de ter convencido Marta a participar das eleições municipais deste ano, junto do pré-candidato do PSOL.
Eu fiquei muito feliz de conseguir convencer a companheira Marta Suplicy, que é a prefeita que tem a melhor memória com o povo de São Paulo, a ser vice do companheiro Boulos. Chamei ela aqui, conversei, ela ficou muito feliz e eu acho que a gente pode ganhar as eleições em São Paulo", disse Lula em entrevista à Rádio Metrópole.
Marta saiu do PT em abril de 2015, onde a carta de desfiliação da ex-prefeita afirmava que foi "isolada e estigmatizada" pela direção e que se sentia "constrangida" com a investigação de crimes de corrupção.
Entre 2015 e 2018, a então senadora, esteve no MDB. Posteriormente entrou no Solidariedade, partido em que ficou até 2020.
Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2023, Marta participou da administração de Bruno Covas (PSDB)/Ricardo Nunes (MDB) na prefeitura paulistana como secretária de Relações Internacionais.
Sua saída do governo aconteceu no dia 9 deste mês, após a reunião com Lula.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão