Diário de São Paulo
Siga-nos
DE VOLTA

Ao lado de Lula e Haddad, Marta volta ao PT e marca sua refiliação

O retorno de Marta ao PT acontece após quase nove anos para compor a chapa de Guilherme Boulos para prefeitura de SP

O retorno de Marta ao PT acontece após quase nove anos para compor a chapa de Guilherme Boulos para prefeitura de SP - Imagem: Reprodução/Instagram @martasuplicy
O retorno de Marta ao PT acontece após quase nove anos para compor a chapa de Guilherme Boulos para prefeitura de SP - Imagem: Reprodução/Instagram @martasuplicy

Ana Rodrigues Publicado em 24/01/2024, às 12h26


Nesta terça-feira (23), a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy anunciou que se filiará ao Partido dos Trabalhadores dia 2 de fevereiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a CNN, o evento acontecerá na Casa de Portugal, na zona central de São Paulo, a partir das 18h e, contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - que foi prefeito da capital entre 2013 e 2016 -, e também o pré-candidato do PSOL ao Executivo Municipal, Guilherme Boulos.

No início do mês, Marta se reuniu com Lula no Palácio do Planalto, quando foi convidada para ser vice na chapa de Boulos. A prerrogativa de indicação cabe ao PT, depois de um acordo "costurado" nas eleições de 2022.

Nesta terça-feira, o presidente afirmou que ficou feliz de ter convencido Marta a participar das eleições municipais deste ano, junto do pré-candidato do PSOL.

Eu fiquei muito feliz de conseguir convencer a companheira Marta Suplicy, que é a prefeita que tem a melhor memória com o povo de São Paulo, a ser vice do companheiro Boulos. Chamei ela aqui, conversei, ela ficou muito feliz e eu acho que a gente pode ganhar as eleições em São Paulo", disse Lula em entrevista à Rádio Metrópole.

Marta saiu do PT em abril de 2015, onde a carta de desfiliação da ex-prefeita afirmava que foi "isolada e estigmatizada" pela direção e que se sentia "constrangida" com a investigação de crimes de corrupção.

Entre 2015 e 2018, a então senadora, esteve no MDB. Posteriormente entrou no Solidariedade, partido em que ficou até 2020.

Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2023, Marta participou da administração de Bruno Covas (PSDB)/Ricardo Nunes (MDB) na prefeitura paulistana como secretária de Relações Internacionais.

Sua saída do governo aconteceu no dia 9 deste mês, após a reunião com Lula.

Compartilhe  

últimas notícias