Diário de São Paulo
Siga-nos

Cenário político se agita com o retorno de Marta Suplicy ao PT

Ex-prefeita de São Paulo se reúne com o presidente Lula para discutir possível aliança política e articulações para as eleições municipais

Luiz Inácio Lula da Silva e Marta - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva e Marta - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Milani Publicado em 10/01/2024, às 10h41


A ex-prefeita de São Paulo e atual secretária de Relações Internacionais da cidade, Marta Suplicy, está prestes a retornar ao Partido dos Trabalhadores (PT), segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (08). Marta se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater uma possível aliança política e, de acordo com fontes, o retorno dela ao PT é considerado praticamente certo tanto no Palácio do Planalto quanto na cúpula petista.

O objetivo da articulação política é que Marta Suplicy integre como vice a chapa encabeçada pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL), candidato à sucessão do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Marta, que atualmente ocupa o cargo de secretária de Relações Internacionais em São Paulo, ainda está de férias na prefeitura, mas já se reuniu com Boulos antes de qualquer anúncio formal. Antes de tomar uma decisão final, ela pretende dialogar com o prefeito Ricardo Nunes.

A possível aliança entre PT e PSOL visa formar uma frente ampla para enfrentar o bolsonarismo, e São Paulo é considerada uma peça-chave nesse projeto. O apoio de Jair Bolsonaro à campanha de reeleição de Nunes influencia a decisão de Marta, que não deseja compartilhar o mesmo palanque com o ex-presidente.

O encontro entre Marta Suplicy e Luiz Inácio Lula da Silva aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença do deputado Rui Falcão, que foi secretário de Governo durante a gestão de Marta como prefeita. Falcão é um dos articuladores do retorno de Marta ao PT e da aliança com Guilherme Boulos.

Compartilhe  

últimas notícias