Diário de São Paulo
Siga-nos
JUDAÍSMO NA POLÍTICA

A importância da Comunidade Judaica na posse do governador de SP, Tarcísio Gomes de Freitas

Cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e formaliza a passagem de cargo ao novo governador

Tarcísio de Freitas e o rabino Sany Sonnenreich. - Imagem: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas e o rabino Sany Sonnenreich. - Imagem: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

Marina Roveda Publicado em 02/01/2023, às 06h48


Eleito com mais de 13 milhões de votos no segundo turno das eleições em outubro de 2022, Tarcísio de Freitas foi empossado governador do Estado de São Paulo em cerimônia realizada neste domingo, 1º de janeiro de 2023, no Palácio dos Bandeirantes. 

Aos 47 anos, o engenheiro e militar da reserva  que foi, por pouco mais de três anos, ministro da Infraestrutura no governo do presidente Jair Bolsonaro, responsável por um amplo programa de obras e privatizações, agora, ao substituir Rodrigo Garcia, Tarcísio se tornará o 64º governador da história do Estado.

É uma honra muito grande tomar posse na Assembleia Legislativa, a Casa do Povo, essência da representação democrática paulista. Aqui teremos o ambiente de diálogo para fazer de São Paulo um exemplo para o Brasil, em termos de políticas sociais, de sustentabilidade, de inclusão, de inovação, de luta pela segurança pública, pelo emprego, pelo desenvolvimento econômico e regional. Vamos trabalhar na construção de consensos, no convencimento por meio do trabalho técnico e da transparência, sempre respeitando as diferenças, sempre com uma atitude propositiva”, disse Tarcísio de Freitas.

Ainda durante o discurso, o atual governador de São Paulo agradeceu nominalmente a Bolsonaro, que apostou no seu nome para conseguir um palanque forte em SP. “Na política, inicio meus agradecimentos, como não poderia deixar de ser, pelo presidente Jair Bolsonaro, que me lançou este desafio, que enxergou o que ninguém havia enxergado naquele momento”, ponderou.

Na cerimônia de posse, um dos convidados de honra da posse do governador foi o rabino Sany Sonnenreich, mais conhecido como Rav Sany, com constante aparição na mídia representando o judaísmo. O rabino ganhou lugar de destaque sentando com outras autoridades e parlamentares nas primeiras fileiras do Palácio dos Bandeirantes.

SINCHA
Imagem: Divulgação | Acervo Pessoal

Ele abençoou o governador Tarcísio e o vice-governador Felício Ramuth (que é judeu), presenteando o novo mandatário estadual com uma pulseira especial contendo o dizer em hebraico: 'Simchá' (que significa “alegria”) desenhada pelo próprio rabino. Ela é de couro e banhada a ouro. “Essa foi uma maneira de desejar sucesso ao governo e que sirva de inspiração diária na nova jornada que tem início”, destacou o rabino.

Sany ainda destacou que: "é uma honra e um reconhecimento grandioso ser convidado para esse evento tão significativo para todos nós, população paulista, junto com outras lideranças religiosas e autoridades presentes."

Ele acredita que a presença da comunidade judaica no evento reforça a importante e imprescindível questão da liberdade religiosa, da prática livre das diversas vertentes de fé – ente elas, o judaísmo -, a diminuição do preconceito e antissemitismo e o incentivo ao relevante diálogo inter-religioso.

"A comunidade judaica é plural e eu, pessoalmente, procuro me relacionar com todos os governos em prol de pautas relevantes não somente para a comunidade judaica como para o bem de nosso Estado de São Paulo e ao nosso Brasil."

O rabino finalizou a entrevista desejando um bom mandato a Tarcísio de Freitas: "Abençoamos o governo e desejamos que possa dar continuidade e aperfeiçoar o que já está dando certo bem como implantar ações criativas e tão necessárias à população."

Compartilhe  

últimas notícias