Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Reconhecimento facial ajuda a prender argentino foragido

Tecnologia identifica argentino procurado por furto

Reconhecimento facial ajuda a prender argentino foragido - Imagem: Reprodução/G1
Reconhecimento facial ajuda a prender argentino foragido - Imagem: Reprodução/G1

Gabrielly Bento Publicado em 04/01/2024, às 16h03


O uso do reconhecimento facial na segurança pública voltou a ser notícia no Brasil nesta semana, após a prisão de um argentino foragido no Rio de Janeiro.

Silvio Gabriel Juarez, de 54 anos, foi preso na tarde da terça-feira (2) por policiais do Programa Segurança Presente. Ele estava caminhando pela Praça Almirante Júlio de Noronha, em Copacabana, quando foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial.

Contra o homem havia cinco mandados de prisão em aberto por furto e tráfico de drogas. Ele foi preso e encaminhado à delegacia.

Ele reside no Brasil desde 2014 e foi preso pela primeira vez em 2016, acusado de roubar mercadorias de um supermercado em Botafogo.

Esta representa a segunda detenção efetuada mediante a aplicação do sistema de identificação facial no Rio de Janeiro. A primeira prisão aconteceu na véspera de Ano Novo, quando as forças policiais detiveram um indivíduo procurado por tentativa de assassinato.

Segundo a CNN Brasil, a polícia do Rio de Janeiro planeja expandir o uso do reconhecimento facial em outros pontos da cidade, instalando 112 câmeras com aptidão para análise facial ao longo de toda a extensão da orla do Rio de Janeiro e desde o Leme até a Pedra de Guaratiba.

Compartilhe  

últimas notícias