Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica!

Vídeo flagra professora fazendo saudação nazista durante aula

A escola já se pronunciou sobre o caso e revelou o que irá fazer contra a profissional

Professora é flagrada fazendo saudação nazista durante aula; assista - Imagem: reprodução Twitter
Professora é flagrada fazendo saudação nazista durante aula; assista - Imagem: reprodução Twitter

Vitória Tedeschi Publicado em 10/10/2022, às 17h42


No último sábado (8), uma professora foi flagrada fazendo uma saudação nazista dentro de uma sala de aula do Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, no Paraná. A cena foi filmada por alunos e divulgada nas redes sociais.

Rapidamente, as imagens viralizaram e o assunto "nazista" chegou a ser um dos mais comentados do Twitter nesta segunda-feira (10).

Com a repercussão, o Instituto Brasil-Israel (IBI) divulgou uma nota de repúdio ao ato, alertando para o perigoso crescimento desse tipo de ocorrência no Brasil. 

"Vemos com imensa preocupação com o caso da professora que reproduziu a saudação nazista em uma escola em Ponta Grossa, no Paraná. O caso exemplifica os alertas de que as ocorrências neonazistas têm crescido no Brasil nos últimos anos, seja contra judeus ou contra outros grupos, como negros e pessoas LGBTQIA+", diz a nota.

Na gravação, é possível ver o momento em que um aluno se afasta da mesa da docente e, logo depois, ela leva a mão à testa e estende o braço —gesto adotado pelos nazistas como símbolo de culto e lealdade à Adolf Hitler.

Assista:

Posicionamento da escola

O Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, no Paraná, vai demitir a professora suspeita de fazer uma saudação nazista na sala de aula. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo.

A escola repudiou o ocorrido e chamou o ato de 'imprudência', 'descuido' e 'grande erro'. A decisão da diretora-geral, irmã Edites Bet, foi de demitir a professora.

O advogado da professora, Alexandre Jorge, negou que a saudação seja nazista.

“O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria”, declarou ao jornal.

A apologia do nazismo é crime

Vale citar que, de acordo com a Constituição de 1989, a apologia ao nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime:

- Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

- Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

Compartilhe  

últimas notícias