Diário de São Paulo
Siga-nos

PF e CGU criam grupo integrado de combate à corrupção no governo Lula

A iniciativa visa otimizar recursos, intensificar a troca de informações, apurações e tecnologias, além de fortalecer a cooperação entre servidores das duas instituições

PF E CGU criam grupo integrado de combate à corrupção no governo Lula - Imagem: Reprodução | Kevin Lima/g1
PF E CGU criam grupo integrado de combate à corrupção no governo Lula - Imagem: Reprodução | Kevin Lima/g1

Marina Roveda Publicado em 08/12/2023, às 05h38


A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgaram nessa quinta-feira (07) a criação de um grupo conjunto destinado a combater crimes de corrupção e desvio de recursos públicos no âmbito do governo federal. O acordo visa otimizar recursos nas investigações, intensificar a troca de informações, apurações e tecnologias, além de fortalecer a cooperação entre os servidores das duas instituições.

A parceria, que já existe em níveis estaduais da PF e da CGU, será estendida para colaboração em estratégias de combate a crimes em todo o território nacional. O ato de criação foi formalizado pelo ministro-chefe da CGU, Vinícius de Carvalho, e pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, durante um seminário realizado em Brasília para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção.

O diretor-geral da PF destacou que o grupo conjunto contribuirá para garantir que as investigações sejam conduzidas de forma imparcial, sem interferências ou pressões. Ele expressou a expectativa de que a parceria ampliada eleve a eficiência e os resultados das investigações sobre crimes de corrupção no governo federal.

Segundo Rodrigues, a colaboração deve resultar em um aumento tanto quantitativo quanto qualitativo nas operações conjuntas entre a PF e a CGU. Ele enfatizou que o grupo integrado fortalecerá a capilaridade das investigações e destacou o compromisso com a imparcialidade.

O ministro da CGU ressaltou que o número de pessoas envolvidas no grupo não será fixo, sendo avaliado conforme a necessidade das apurações. Ele informou ainda que, nos próximos dias, a CGU integrará uma estratégia para combater fraudes na Previdência Social, especialmente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A parceria se concentrará no uso de recursos tecnológicos e de inteligência para monitorar a fase de concessão de benefícios no INSS, buscando aprimorar a eficiência e detectar irregularidades de forma mais eficaz.

Compartilhe  

últimas notícias