Diário de São Paulo
Siga-nos
Notícia boa!

Milagre! Após 40 dias de sumiço, crianças são encontradas na Amazônia

As quatro crianças ficaram desaparecidas após a queda de um avião no dia 1º de maio

Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias - Imagem: reprodução Twitter
Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias - Imagem: reprodução Twitter

Vitória Tedeschi Publicado em 10/06/2023, às 08h00


Após 40 dias de buscas intensas, as quatro crianças que estavam desaparecidas na Amazônia colombiana devido a queda de um avião, no dia 1º de maio, foram encontradas com vida na última sexta-feira (09). Elas chegaram a Bogotá na manhã deste sábado (10).

De acordo com o G1, as quatro crianças desaparecidas são irmãs e pertencem a comunidade indígena Uitoto. Elas estavam no voo com a mãe, Magdalena Mucutuy, que foi encontrada morta. São elas:

  • Lesly Mucutuy, de 13 anos;
  • Soleiny Mucutuy, de 9 anos;
  • Tien Mucutuy, de 4 anos e
  • Cristin Mucutuy, que completou 1 ano enquanto ainda estava perdida na mata.

A informação foi confirmada pelas Forças Armadas da Colômbia e pelo presidente Gustavo Petro.

É um grande presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela selva", disse Petro em uma entrevista momentos após anunciar o resgate em um post  no Twitter.

Militares e indígenas participavam da operação de buscas na selva, chamada de "Esperança".

Vale citar que, no dia 17 de maio, Gustavo Petro chegou a anunciar o resgate das quatro crianças, mas depois negou e se retratou. As Forças Armadas seguiam com as buscas em mata fechada.

Relembre o caso

O acidente aconteceu no dia 1º de maio durante o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana. Pouco depois da decolagem, o piloto informou haver falhas na aeronave, que desapareceu dos radares logo depois.

No início das buscas, os corpos dos três adultos foram encontrados. A partir disso, as quatro crianças estavam desaparecidas. O general que comanda as buscas disse que havia a possibilidade de as crianças terem sido sequestradas por guerrilheiros.

Nesta semana, equipes encontram as primeiras pistas de que as crianças tinham saído pela mata, se afastando do local do acidente. Entre os objetos estão: fraldas, tesoura, mamadeira, um maracujá mordido e pegadas de criança, a cinco quilômetros da cena do acidente.

Compartilhe