Diário de São Paulo
Siga-nos
Triste

Menino de apenas 15 anos é brutalmente morto pelo próprio colega de classe; motivo é assustador

O caso aconteceu durante a última segunda-feira (06)

Jovem foi morto com golpes de estilete. O caso ocorreu na Escola Estadual Dr. Ernane Vilela Lima, localizada em Nepomuceno, região que fica no sul do estado de Minas Gerais (MG) - Imagem: reprodução/G1
Jovem foi morto com golpes de estilete. O caso ocorreu na Escola Estadual Dr. Ernane Vilela Lima, localizada em Nepomuceno, região que fica no sul do estado de Minas Gerais (MG) - Imagem: reprodução/G1

Thais Bueno Publicado em 07/03/2023, às 17h30


Na última segunda-feira (06), um crime deixou pais e policiais chocados. Um adolescente, de apenas 15 anos de idade, foi brutalmente assassinado pelo próprio colega de classe em uma escola localizada em Nepomuceno, região que fica no sul do estado de Minas Gerais (MG).

De acordo com informações da Polícia Militar, apuradas pelo G1, o jovem foi morto com golpes de estilete. O caso ocorreu na Escola Estadual Dr. Ernane Vilela Lima e o suspeito, que também tem 15 anos, foi apreendido pelos agentes.

Segundo revelado pela corporação ao veículo já mencionado acima, o motivo do homicídio teria sido uma briga que aconteceu por conta de uma brincadeira de mau gosto realizada pelo garoto assassinado, que foi identificado como Kauan Miguel.

O suspeito teria ficado furioso com a brincadeira e atacou a vítima no pesçoco com o estilete. Assim que os funcionários da escola ficaram sabendo do ocorrido, prestaram socorro ao garoto e ele foi levado para o pronto-socorro da Santa Casa de Nepomuceno.

Contudo, logo depois de dar entrada no hospital, ele não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. A PM informou que, 20 minutos após a morte da vítima, o jovem que o matou foi encontrado por conta de uma denúncia anônima.

Gustavo Lima de Carvalho, capitão da PM responsável pelo caso, deu mais detalhes sobre o caso em depoimento ao G1. "Os policiais retornaram até a escola. Em contato com os funcionários, eles relataram que havia ocorrido uma briga e os motivos teriam sido uma discussão entre dois alunos".

"A motivação teria sido algo relacionado a um apelido que ele teria dado ao autor. Com os dados do estudante que havia desferido o golpe de estilete no outro aluno, os policiais de imediato se deslocaram até a casa dele e encontraram o autor do golpe de estilete, que vitimou o outro aluno".

"Ele foi localizado na casa dele, na casa dos pais, e confessou, dizendo que os motivos teriam sido mesmo uma discussão entre os dois", finalizou o policial militar.

O suspeito foi detido pelos agentes e levado para a delegacia de Polícia Civil. O caso segue sob investigação das autoridades responsáveis.

Em nota oficial sobre o caso, a Secretaria Estadual de Educação lamentou a morte do jovem de apenas 15 anos e informou que se solidariza com os familiares da vítima.

Confira na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lamenta profundamente a morte do estudante, ocorrida nesta segunda-feira (6/3), durante uma briga com um colega na Escola Estadual Doutor Ernane Vilela Lima, em Nepomuceno, no Sul de Minas.

A vítima foi agredida pelo colega na saída da escola, no fim do turno da tarde. O estudante agredido foi socorrido pela direção da escola, levado ao hospital da cidade, mas não resistiu e faleceu logo após dar entrada na unidade de saúde. A Polícia Militar foi acionada, esteve na escola para apurar os fatos e registrou o Boletim de Ocorrência. O estudante que atingiu o colega já está sendo acompanhado pela PMMG.

As aulas do turno da noite desta segunda-feira (6/3) e também desta terça-feira (7/3) foram suspensas.

A Secretaria de Estado de Educação se solidariza com os familiares da vítima, neste momento de dor, e com toda comunidade escolar, em decorrência da fatalidade. A Superintendência Regional de Ensino de Varginha, responsável pela coordenação da escola, está monitorando o caso e prestando todo o apoio às famílias.

Cabe destacar que a SEE mantém ações educativas contínuas junto à comunidade escolar para prevenir a violência nas escolas estaduais, em todo estado. Dentre as ações, destacamos o Programa Convivência Democrática, criado em 2017, que articula projetos e estratégias pedagógicas preventivas para a melhoria da convivência nesse ambiente. Em 2022, também foram criados os Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) que atuam nas 47 Superintendências Regionais de Ensino. As equipes são formadas por psicólogos e assistentes sociais para acolhimento e diálogo com os alunos da rede. Os profissionais do NAE que atendem as escolas estaduais do município de Nepomuceno estão elaborando Plano de Ação Emergencial, para suporte e orientações aos servidores da escola, bem como às famílias envolvidas nesta fatalidade.

Ainda com objetivo de tornar as escolas um ambiente cada vez mais seguro, a Secretaria de Educação, tem o Programa Patrulha Escolar, implementado em parceria com a Polícia Militar, para realizar rondas diárias no entorno da escola, a fim de coibir e combater à violência.

A Secretaria de Estado de Educação reafirma o apoio a todos os envolvidos nesta triste fatalidade".

Compartilhe  

últimas notícias