Diário de São Paulo
Siga-nos
Investigação

FAB confirma se há sobreviventes após encontrar avião desaparecido

Os três tripulantes desapareceram cerca de 10 minutos do destino marcado, em Paranaguá, no litoral do estado do Paraná

O avião monomotor com três tripulantes foi encontrado após 5 dias desaparecido no PR e não há sobreviventes. - Imagem: reprodução I G1
O avião monomotor com três tripulantes foi encontrado após 5 dias desaparecido no PR e não há sobreviventes. - Imagem: reprodução I G1

Juliane Moreti Publicado em 08/07/2023, às 09h47


Nesta sexta-feira (07), o avião monomotor com três tripulantes foi encontrado após 5 dias desaparecido no momento em que perdeu contato na altura da Serra do Mar, área de Mata Atlântica do estado do Paraná (PR).

A Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou os destroços próximos ao Pico Canavieiras, no litoral do PR, além dos corpos dos passageiros, que não sobreviveram, conforme descrito pelo governador do estado, Ratinho Júnior. 

As vítimas foram identificadas Jonas Borges Julião - primeiro na foto-, o piloto de 37 anos, e os acompanhantes Heitor Guilherme Genowei - segunda imagem-, de 42 anos e por fim, Felipe Furquim, de 35 anos, ambos últimos trabalhavam na Casal Civil. 

O Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do local disse que a decolagem aconteceu em Umuarama, no noroeste do estado, e iria até o destino em Paranaguá, litoral do PR.

Contudo, a aeronave sumiu do radar 10 minutos antes da previsão de chegada do destino, às 10h24, ficando desaparecidos -veículo e tripulantes- por 5 dias. 

Após a localização, imagens do radar conseguiram raptar momentos que mostram que, antes da queda, o avião mudou o padrão da rota e começou a voar em diversos círculos na região do Pico Canavieiras.  

rota-aviao-monomotor-antes-da-queda
Rota alterada do avião antes da queda. Imagem: reprodução I G1

A descoberta da localização aconteceu, ainda, com ajuda do sinal de GPS no relógio do piloto Jonas, que ''foi emitido em algum momento'' e imediatamente ''equipes foram direcionadas para a área'', conforme o major Fabrício Frazatto, de acordo com informações do portal G1

A FAB se solidarizou com as famílias que perderam um ente querido e disse que os investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram acionados para realizar as primeiras diligências no local do acidente

Compartilhe  

últimas notícias