Diário de São Paulo
Siga-nos
Causa animal

GPS em cães de resgate: após caso do cão Wilson, Deputado Federal apresenta projeto

A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (15)

O deputado federal Bruno Ganem (Podemos/SP) apresentou um projeto de Lei que defende o uso de GPS em cães de resgate - Imagem: reprodução I Instagram @brunoganemsp
O deputado federal Bruno Ganem (Podemos/SP) apresentou um projeto de Lei que defende o uso de GPS em cães de resgate - Imagem: reprodução I Instagram @brunoganemsp

Juliane Moreti Publicado em 16/06/2023, às 15h36


Nesta quinta-feira (15), o deputado federal Bruno Ganem (Podemos/SP) apresentou um Projeto de Lei que defende a instalação de um equipamento de localização, o GPS, em cães de resgate.

O objetivo, conforme apresenta o deputado, é que as operações de busca e salvamento que possuem animais envolvidos sejam realizadas com segurança, aumentando a eficiência das ações e evitando possíveis desaparecimentos. 

Os dispositivos devem ser adaptados para os cães, garantindo seu resguardo, além de atender aos requisitos técnicos apresentados essencialmente por autoridades para este tipo de atividade.

Contudo, o GPS deve estar fixado ao cão de resgate sem que prejudique o bem-estar do animal ou atrapalhe o objetivo da missão, ou seja, deve ser confortável.

Além disso, os responsáveis pelo cão de resgate devem estar atentos aos modos corretos da utilização frequente do dispositivo: bateria, manutenção, substituição e outros.

Caso aprovado, de acordo com informações do portal Meio Norte, as autoridades terão também que realizar um treinamento adequado aos cães de resgate com, agora, o uso do GPS, para garantir ainda mais a eficácia.

O custo desse projeto deverá ser responsabilidade dos órgãos governamentais que estão à frente das operações de busca e salvamento envolvendo animais. 

A medida tomou proporções sérias após o desaparecimento do cão Wilson, que ajudou no resgate de crianças colombianas após uma acidente aéreo que aconteceu no dia 1º de maio. 

Compartilhe  

últimas notícias