Diário de São Paulo
Siga-nos
Forças Armadas

Exército não alcança meta de mulheres na equipe e planeja nova companha; entenda

A nova iniciativa visa atingir mulheres que completaram a maioridade em 2025 para ingressarem do serviço militar em 2026

Exército não alcança meta de mulheres na equipe e planeja nova companha; entenda - Imagem: Reprodução Pexels
Exército não alcança meta de mulheres na equipe e planeja nova companha; entenda - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 03/06/2024, às 14h23


O projeto de aumentar a presença de mulheres dentro do serviço militar vem enfrentando um grande obstáculo.

A proposta inicial partiu do Ministério da Defesa, que previa que pelo menos 20% de membros das Forças Armadas fossem constituídos pelo público feminino, porém, após uma avaliação realizada pelo Exércitofoi constatado que a própria organização cria empecilhos para expandir a participação desta minoria.

De acordo com informações do portal da CNN Brasil, existe uma restrição orçamentária para que seja realizada a criação de alojamentos específicos, o que se torna um dos fatores que monta a divergência de adaptação para mulheres soldados. 

Diante disso, o Ministério da Defesa pretende viabilizar uma nova postura a partir de 2025, com o serviço militar voluntário para mulheres. 

Tendo como estimativa que pelo menos mil mulheres se alistem no Exército assim que completarem seus 18 anos ainda em 2025, e darão início ao serviço no ano seguinte. Vale ressaltar que ainda não existe um número fechado, visto que não se sabe ainda como o projeto será aceito e qual será interesse das mulheres no serviço militar voluntário, além de precisar ser adaptado conforme a necessidade das unidades militares.

Segundo José Múcio Monteiro, o atual ministro da Defesa, a ideia é também desenhar uma campanha nacional para estimular mulheres a seguirem a carreira militar.

Compartilhe  

últimas notícias