Diário de São Paulo
Siga-nos
Fake News

Exército afasta militares por propagação de fake news; entenda

Instituição reconhece erro grave e pede desculpas à população afetada pela desinformação

Bairro Mathias Velho, em Canoas (RS) - Imagem: Reprodução / Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Bairro Mathias Velho, em Canoas (RS) - Imagem: Reprodução / Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 27/05/2024, às 12h42 - Atualizado às 13h25


O Exército Brasileiro tomou a decisão de afastar, neste domingo (26), os militares envolvidos na disseminação de uma notícia falsa sobre um suposto rompimento de um dique na cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

No final da tarde de ontem, militares em serviço no bairro de Mathias Velho ouviram rumores sobre o rompimento de um dique na região. Mesmo sem confirmar a veracidade da informação, os militares começaram a alertar os moradores sobre a necessidade de evacuação de imóveis na área, considerada de risco.

O Exército classificou o episódio como "um grave erro de procedimento" e anunciou que medidas administrativas estão sendo tomadas para investigar o ocorrido. Os militares envolvidos diretamente foram afastados de suas atividades durante o período de apuração.

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada reitera seu compromisso com a população afetada pela catástrofe ambiental, especialmente com os moradores de Canoas-RS, e expressa sua solidariedade a todos os residentes que foram erroneamente informados, pedindo sinceras desculpas pelo ocorrido", declarou o comunicado oficial do Exército.

Antes do pronunciamento do Exército, a prefeitura de Canoas já havia se manifestado nas redes sociais, desmentindo as informações. O bairro Mathias Velho foi um dos mais atingidos pelas intensas chuvas que assolam a cidade desde o início do mês de maio.

Compartilhe  

últimas notícias