Diário de São Paulo
Siga-nos
Calourada

Estudante de jornalismo é estuprada e morta durante calourada na UFPI

O crime aconteceu dentro das dependências da universidade

Estudante de jornalismo é estuprada e morta durante calourada em federal - Imagem: reprodução
Estudante de jornalismo é estuprada e morta durante calourada em federal - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 30/01/2023, às 10h21


A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi estuprada e morta durante uma festa universitária para receber os calouros da instituição realizada dentro das dependências do centro de ensino, no último sábado (28).

De acordo com o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), o delegado Francisco Costa, também conhecido como "Barêtta", a estudante teria sido violentada em uma das salas do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. Na sala, foram encontrados uma mesa e um colchão com manchas de sangue. 

Segundo Barêtta, um laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) do Piauí concluiu que a jovem foi vítima de violência sexual. As investigações constataram que a estudante foi estuprada e teve o pescoço quebrado.

"O que sabemos é que um vigilante da instituição avistou o rapaz saindo da sala, com a moça nos braços. O vigilante viu as roupas do rapaz sujas de sangue, disse 'ei, o que tá acontecendo aí?' e o rapaz disse 'minha amiga passou mal, tô levando pro hospital'. O vigilante então deteve ele, chamou reforço e, de carro, foi com os dois até o hospital", afirmou o delegado.

Janaína chegou ao Hospital da Primavera, na zona norte de Teresina, sem vida e com diversas lesões no rosto e no corpo.

Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, era quem carregava Janaína no colo no momento em que foi encontrada pelo vigilante da universidade. O jovem é estudante do mestrado de matemática da UFPI e principal suspeito do crime. Thiago foi preso e aguarda as conclusões do inquérito.

Em seu depoimento para a polícia, o estudante afirmou que a jovem "passou mal" durante uma relação sexual consensual.

Em entrevista ao G1, a cunhada da vítima relatou que Janaína foi a primeira integrane da família a conseguir ingressar no ensino superior e sonhava em escrever um livro.

“Era muito estudiosa. Só vivia pra estudar. Gostava muito de ler, falava que um dia iria escrever um livro. Assim que entrou na universidade, precisava muito de um computador e, sem ter condições, começou a fazer bolos no pote pra vender e conseguir comprar”.

Festa não era autorizada

Segundo a Universidade Federeal do Piauí (UFPI), a calourada realizada no dia 27 de janeiro não havia sido autorizada pelos dirigentes da instituição. O centro de ensino também afirma que está colaborando com a investigação e condena condutas que coloquem em risco a vida de estudantes, professores e funcionários da universidade.

Em contrapartida, o Diretótio Central dos Estudantes (DCE) afirma que as atividades culturais nunca precisaram ser comunicadas diretamente, uma vez que são realizadas em um espaço dedicado às ações estudantis.

Ainda de acordo com o órgão, existe uma demanda antiga para que a segurança no campus de Teresina fosse reforçada. Estudantes relatam com frequência assaltos e outros crimes que são cometidos dentro da instituição.

Compartilhe  

últimas notícias