Diário de São Paulo
Siga-nos
Inesperado

DEVASTADOR: bebê morre no dia que completaria um mês de vida; entenda

A família detalhou todo o acontecimento desde que a criança nasceu

Uma bebê faleceu à espera de uma cirurgia urgente decorrente do seu estado sensível de saúde. - Imagem: reprodução I Freepik
Uma bebê faleceu à espera de uma cirurgia urgente decorrente do seu estado sensível de saúde. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 08/01/2023, às 20h12


Uma bebê, identificada como Maria Júlia Barbosa, morreu neste sábado (7), vítima de negligência de um hospital. O caso aconteceu no Distrito Federal e deixou os familiares devastados, já que tinham as papeladas para alcançar o necessário para que Júlia continuasse viva.

A pequena estava internada na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Ela nasceu com uma cardiopatia grave, que a mantinha com uma má formação no coração. 

Por causa disso, Maria Júlia sobrevivia entubada e sob diversas mediçações. A mãe da criança relatou, segundo o portal Metrópoles, que a bebê precisaria passar por uma cirurgia no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF).

Para que isso acontecesse, a genitora foi atrás de de decisões judiciais a favor de que o procedimento ocorresse, já que a filha, pelo estado de saúde tão delicado, precisava de cuidados e intervenções urgentes. 

A família, então, fez o processo correto e apresentou o pedido do leito com a Defensoria Pública do estado. Em resposta, a Secretaria de Saúde informou que Maria Júlia seria a primeira da lista a ser atendida. 

Entretanto, sem a cirurgia, a situação de saúde da bebê ficou grave. O órgão, quando questionado, respondeu que o procedimento estava marcado para o sábado (7), às 7h da manhã. Porém, Júlia veio a falecer na madrugada do mesmo dia.

Em nota, a Secretaria da Saúde informou que a criança faleceu ''em razão da sensibilidade do seu caso''. Além disso, citou que não transferiu Maria Júlia antes por causa da situação delicada de outros bebês que estavam internados na UTI, não podendo passá-los para outra unidade de internação.

Compartilhe  

últimas notícias