Diário de São Paulo
Siga-nos
"Golpe do entregador"

Descubra qual é o novo golpe no Ifood e evite ser a próxima vítima

Os clientes revelaram como o crime tem acontecido

Descubra qual é o novo golpe no Ifood e evite ser a próxima vítima - Imagem: reprodução Ifood / UOL
Descubra qual é o novo golpe no Ifood e evite ser a próxima vítima - Imagem: reprodução Ifood / UOL

Vitória Tedeschi Publicado em 19/08/2022, às 15h58


Os relatos de golpes durante a entrega de comida em aplicativos de delivery são inúmeros. Foi pensando em evitar tais situações que o Ifood criou um mecanismo que utiliza um código de verificaçãopara confirmar a entrega.

No entanto, os quatro digitos que fazem a confirmação do recebimento do pedido são os últimos números do celular cadastrado na plataforma. Dado um tanto simples de se conseguir.

Relatos nas redes sociais que contam sobre o entregador confirmar na plataforma a entrega de um lanche, sem realizar sem que ele tenha realmente levado têm aumentado muito. O que pode indicar uma nova tendência de golpes na plataforma.

Entenda como o golpe ocorre:

Basicamente, os entregadores que efetuam tal golpe inventam alguma desculpa para conseguir o telefone da pessoa. E assim, quando obtém o número, que corresponde a chave de segurança do pedido, o entregador pode alegar que ele foi entregue, mesmo que não tenha sido.

No Twitter, Thiago Soares, professor de comunicação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), reclama por não receber a comida solicitada pelo iFood. Ele diz que o entregador alegou que estava perdido e pediu para que ele enviasse a localização pelo WhatsApp.Quando o cliente fez isso, o entregador teve acesso ao número do celular, confirmou a entrega, mas não compareceu:

Nos comentários do tuíte, é possível ver mais pessoas que passaram pela mesma situação:

Confira ainda outros relatos:

Já ocorreu comigo e eu não sei como o entregador teve acesso ao número de celular sendo que em nenhum momento passei. Provavelmente na nota fiscal. Seria muito melhor se colocassem um qr code como meio de confirmação de entrega - @swndrao
Tenho um micro bistrô, e já tomamos esse tipo de golpe. O entregador disse que não estava achando a localização e pediu pra ver os dados do cliente, rapidamente virei pra mostrar. Ele confirmou a entrega, sumiu com um pedido de mais de 300 reais - @ursulaigbuendia

Não compartilhe seus dados pessoais

A maneira de se proteger pode parecer óbvia, mas é sempre importante lembrar. Após realizar um pedido, os restaurantes só podem solicitar dados adicionais conforme o que é solicitado pelo aplicativo de entrega. Ou seja, enquanto um entregador pode pedir orientações caso não esteja encontrando seu endereço, não é possível que um prestador de serviço solicite dados como seu CPF, celular ou o número de seu cartão de crédito,por exemplo.

Sempre fique atento às regras e termos de serviço do aplicativo usado. E lembre-se de que, geralmente, a única informação que será solicitada após a confirmação do pedido é o código de segurança, do qual o entregador necessita para garantir que o pedido feito chegou à pessoa certa. Código este que deve ser informado apenas no momento da entrega e assim que o pedido já estiver em suas mãos.

Compartilhe  

últimas notícias