Diário de São Paulo
Siga-nos
Liberdade

Com estratégia inédita, jogadora de basquete é libertada de prisão na Rússia; entenda

Uma troca improvável foi realizada para que a soltura fosse possível

Com estratégia inédita, jogadora de basquete é libertada de prisão na Rússia; entenda - Imagem: reprodução
Com estratégia inédita, jogadora de basquete é libertada de prisão na Rússia; entenda - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 09/12/2022, às 11h53


Presa na Rússia desde março, a jogadora de basquete norte-americana Brittney Griner finalmente retornou aos Estados Unidos na última quinta-feira (08).

Segundo a agência de notícias Associated Press, a libertação de Brittney aconteceu após uma estratégia diplomática inédita entre Rússia e EUA.

Em troca da liberdade da campeã da WNBA - liga de basquete feminina dos EUA - , a Rússia solicitou a extradição do traficante de armas Viktor Bout, conhecido como "Senhor Armas".

Griner chegou em solo americano nesta sexta-feira (09), após ter sido condenada a nove anos de prisão pela Justiça russa em uma decisão considerada "arbitraria" pelo governo norte-americano.

A jogadora de basquete havia sido presa ainda no aeroporto de Moscou por porte ilegal de óleo de cannabis.

Por outro lado, Viktor Bout, considerado um dos maiores traficantes de armas do mundo já estava preso nos EUA há dez anos cumprindo uma sentença de 25.

Bout foi condenado por traficar armas que seriam usadas contra o próprio país norte-americano, além de ter sido acusado de conspiração.

Ao chegar na Rússia, Bout disse em entrevista para o jornal estatal russo "RT" que não conseguia encontrar palavras para descrever a sensação de retornar para o seu país natal.

O russo ainda afirmou que os seus companheiros de cela simpatizavam com a Rússia e que, enquanto estava preso, não chegou a perceber qualquer "sentimento anti-russo".

Compartilhe  

últimas notícias