O navio da frota brasileira partirá em direção ao Rio Grande do Sul, nesta próxima quarta-feira (08)

Lillia Soares Publicado em 07/05/2024, às 14h38
Nesta próxima quarta-feira (08), o maior navio da frota brasileira partirá em direção ao Rio Grande do Sul para ajudar as pessoas afetadas pelas intensas chuvas e inundações que atingiram a maioria das cidades do estado desde o final de abril.
Segundo informações da Marinha, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico levará consigo duas unidades móveis de tratamento de água. Essas unidades podem produzir até 20 mil litros de água potável por hora. Elas serão utilizadas para fornecer água à população, que enfrenta problemas devido à falha no sistema de tratamento e abastecimento de água no estado.
Conforme informações do portal Agência Brasil, o navio também levará oito barcos menores para ajudar a resgatar as pessoas presas pelas enchentes e para transportar mantimentos nas áreas alagadas. A Marinha anunciou que está organizando uma grande operação, envolvendo quatro navios, 20 barcos, 12 aviões e centenas de soldados, que se assemelha a uma missão de guerra. Amanhã, junto com o Atlântico, a Fragata Defensora também seguirá para o estado, levando doações e suprimentos.
Além disso, a Força também divulgou que nesta terça-feira (7), enviou para o estado o Navio de Apoio Oceânico Mearim e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas. Eles estão equipados com três barcos e um hospital de campanha, com espaço para 40 camas, para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes.
Com a chegada dos navios, as equipes de resgate aéreo da Marinha receberão reforço de oito aeronaves, somando um total de doze helicópteros, para ajudar a resgatar as pessoas em áreas de difícil acesso.
Também vale ressaltar que 40 veículos e 200 militares Fuzileiros Navais estão sendo enviados para desobstruir estradas, enquanto equipes de saúde, incluindo médicos e enfermeiros, também estão sendo mobilizadas para fornecer assistência às vítimas das enchentes.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa