Diário de São Paulo
Siga-nos
Rio Grande do Sul

Chuvas no RS: Marinha envia maior navio da frota para ajudar vítimas

O navio da frota brasileira partirá em direção ao Rio Grande do Sul, nesta próxima quarta-feira (08)

Chuvas no RS: Marinha envia maior navio da frota para ajudar vítimas. - Imagem: reprodução /Twitter@marmilbr
Chuvas no RS: Marinha envia maior navio da frota para ajudar vítimas. - Imagem: reprodução /Twitter@marmilbr

Lillia Soares Publicado em 07/05/2024, às 14h38


Nesta próxima quarta-feira (08), o maior navio da frota brasileira partirá em direção ao Rio Grande do Sul para ajudar as pessoas afetadas pelas intensas chuvas e inundações que atingiram a maioria das cidades do estado desde o final de abril.

Segundo informações da Marinha, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico levará consigo duas unidades móveis de tratamento de água. Essas unidades podem produzir até 20 mil litros de água potável por hora. Elas serão utilizadas para fornecer água à população, que enfrenta problemas devido à falha no sistema de tratamento e abastecimento de água no estado.

Conforme informações do portal Agência Brasil, o navio também levará oito barcos menores para ajudar a resgatar as pessoas presas pelas enchentes e para transportar mantimentos nas áreas alagadas. A Marinha anunciou que está organizando uma grande operação, envolvendo quatro navios, 20 barcos, 12 aviões e centenas de soldados, que se assemelha a uma missão de guerra. Amanhã, junto com o Atlântico, a Fragata Defensora também seguirá para o estado, levando doações e suprimentos.

Além disso, a Força também divulgou que nesta terça-feira (7), enviou para o estado o Navio de Apoio Oceânico Mearim e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas. Eles estão equipados com três barcos e um hospital de campanha, com espaço para 40 camas, para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes.

Com a chegada dos navios, as equipes de resgate aéreo da Marinha receberão reforço de oito aeronaves, somando um total de doze helicópteros, para ajudar a resgatar as pessoas em áreas de difícil acesso. 

Também vale ressaltar que 40 veículos e 200 militares Fuzileiros Navais estão sendo enviados para desobstruir estradas, enquanto equipes de saúde, incluindo médicos e enfermeiros, também estão sendo mobilizadas para fornecer assistência às vítimas das enchentes.

Compartilhe  

últimas notícias