Diário de São Paulo
Siga-nos
Chuvas

Chuvas em Porto Alegre: Prefeitura concede isenção e desconto na conta de água e esgoto

Medida visa auxiliar moradores que tiveram suas casas alagadas

Chuvas em Porto Alegre: Prefeitura concede isenção e desconto na conta de água e esgoto - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas
Chuvas em Porto Alegre: Prefeitura concede isenção e desconto na conta de água e esgoto - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas

Gabrielly Bento Publicado em 13/05/2024, às 19h54


A Prefeitura de Porto Alegre, em resposta às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, anunciou medidas de apoio à população afetada. Entre as medidas, está a isenção de seis meses no pagamento da conta de água e esgoto para famílias cadastradas na tarifa social que residem em áreas alagadas.

A iniciativa, que visa auxiliar os moradores que tiveram suas casas inundadas e precisam de ajuda neste momento difícil, foi anunciada pelo prefeito Sebastião Melo em suas redes sociais. "Sobre as faturas do Dmae, encaminharemos hoje solução para isentar cidadãos impactados pela enchente. Além de todas as medidas para restabelecer o serviço, essa também é prioridade", afirmou o prefeito.

Segundo o UOL, indivíduos que não possuem registro no benefício, mas que foram impactados pelas enchentes, terão de pagar R$ 19 pelo fornecimento de água, ou R$ 34 caso inclua também o serviço de esgoto, durante dois meses. Mauricio Loss, diretor do Departamento de Água e Esgotos (Dmae), explicou que esses custos correspondem às despesas de manutenção.

Por outro lado, os que estão sem abastecimento de água serão cobrados com base em seu consumo, porém a cobrança não ultrapassará a média de consumo dos últimos seis meses.

Ainda segundo UOL, abrigos registrados pela prefeitura, atualmente 152, estão dispensados do pagamento pelos serviços de água e esgoto enquanto perdurar o período de acolhimento. Esse entendimento foi feito mediante acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Compartilhe  

últimas notícias