Diário de São Paulo
Siga-nos
Chacina

Tarcísio diz que não houve excessos em operação que deixou 10 mortos no Guarujá

O governador de São Paulo também contrariou o número de vítimas divulgado pela Ouvidoria

Tarcísio diz que não houve excessos em operação que deixou 10 mortos no Guarujá - Imagem: reprodução
Tarcísio diz que não houve excessos em operação que deixou 10 mortos no Guarujá - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 31/07/2023, às 11h36


Nesta segunda-feira (29), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em coletiva de imprensa, elogiou a ação realizada no Guarujá ao longo do último final de semana. De acordo com o político, não houve excessos na operação que deixou ao menos 10 mortos na Baixada Santista.

A ação foi promovida após a morte de um policial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) na região. Patrick Bastos Reis, de 30 anos, era da capital paulista e fazia um patrulhamento no Guarujá, quando foi baleado por criminosos e não resistiu.

"Nós tivemos dez prisões. Aqueles que resolveram se entregar à polícia foram presos, foram apresentados à Justiça. O autor do disparo foi preso, foi entregue à Justiça, como tem que ser. A gente não quer de maneira nenhuma o confronto", afirmou Tarcísio.

"A partir do momento em que a polícia é hostilizada, a partir do momento em que a autoridade policial não é respeitada, infelizmente há o confronto. A gente não deseja o confronto de jeito nenhum. Tanto é que tivemos 10 prisões. Aqueles que resolveram se entregar à polícia foram presos. Não houve hostilidade. Não houve excesso. Houve uma atuação profissional."

Segundo o governador, foram oito mortes ao longo da operação no final de semana, número que contraria a informação da Ouvidoria da Polícia de São Paulo, que confirmou 10 mortes.

"Ouvi declarações que a própria ouvidoria quer apurar 10 mortes. Não são 10 mortes. São oito confrontos com oito mortes. Não sei de onde está vindo essa informação [de 10 mortes]", afirmou Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo.

Erickson David da Silva, apontado como responsáveis pelos disparos que mataram o soldado Patrick Reis, foi preso neste domingo (30), em São Paulo. O homem gravou um vídeo pedindo para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário de segurança do Estado, Guilherme Derrite, parem com a "matança" de supostos inocentes em Guarujá, segundo o g1.

Compartilhe  

últimas notícias