Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Secretário de Mudanças Climáticas de SP faz declaração polêmica sobre tragédias ambientais

Após críticas da comunidade científica, Antônio Fernando Pinheiro Pedro tentou justificar sua falas

Secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP
Secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP

Mateus Omena Publicado em 13/07/2023, às 15h58


O secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, fez uma declaração polêmica sobre o enfrentamento dos problemas ambientais do planeta e da capital paulista.

Segundo ele, o "planeta se salva sozinho" do aquecimento global e criticou pesquisas científicas na área.

A afirmação foi feita durante um fórum da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB), que debatia justamente o impacto das tragédias ambientais decorrente das mudanças climáticas.

As declarações negacionistas provocaram reações negativas dos especialistas e convidados do evento. A procuradora federal Georgia Sena Martins, Doutora em Geociências pela Unicamp, chegou a rebater as afirmações apontando o negacionismo do secretário.

“O senhor é um negacionista. Nada do que o senhor está falando tem um mínimo de fundamento científico. O senhor está falando com base em achismos, (...) está negando as mudanças climáticas e falando um rosário de besteiras”.

Em entrevista à GloboNews, o secretário tentou se defender e justificou que suas afirmações foram retiradas de contexto. Ele também disse que conversou com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e que não foi falado sobre entrega de cargo ou demissão.

"O ser humano é parte do planeta. O planeta se salva sozinho, geralmente se livrando do que está na superfície dele. Foi o que eu disse, se nós começarmos a incomodar demais, causando as alterações do clima, o que vai acontecer conosco na superfície do planeta? Nós desaparecemos. Agora, você acha que o planeja desaparece junto? Não, ele vai continuar."

Em nota divulgada para a imprensa, a prefeitura de São Paulo não quis comentar as declarações, apenas disse o que tem feito na área.

"A Prefeitura de São Paulo desenvolve amplo programa de combate as mudanças climáticas, conservação de áreas verdes e recuperação de áreas em mananciais. Os resultados alcançados evidenciam o acerto dessa política com o aumento da cobertura de vegetação do município que subiu de 48% para 54,13% do seu território. Contribuíram de forma significativa, a substituição por tecnologias sustentáveis no combustível na frota de ônibus, a criação de parques municipais e metas de redução e controle de emissões de gases de efeito estufa. Além de outras medidas, como a adesão aos preceitos do Acordo de Paris e o estabelecimento da própria secretaria de mudanças climáticas que colaboram para minimizar os impactos do aquecimento global."

Compartilhe  

últimas notícias