Diário de São Paulo
Siga-nos
População

São Paulo tem aumento do número de favelas nos últimos anos, diz prefeitura

Mais 19 novas comunidades surgiram na capital desde 2019

São Paulo tem aumento do número de favelas nos últimos anos, diz prefeitura - Imagem: Agência Brasil
São Paulo tem aumento do número de favelas nos últimos anos, diz prefeitura - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 03/05/2023, às 09h04


Nos últimos anos, a cidade de São Paulo viu se formar em seu território mais favelas, principalmente por conta do empobrecimento das famílias diante da instabilidade econômica. 

Um levantamento da prefeitura mostra que a capital ganhou 19 novas comunidades desde 2019:

  • 2014 - 1656 favelas;
  • 2019 – 1728 favelas;
  • 2023 - 1747 favelas.

A TV Globo visitou um desses complexos habitacionais. A Comunidade da Paz, localizada na Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo, tem menos de 1 ano de existência. Atualmente, no local, moram 100 famílias.

Os moradores explicam que, antes de ser ocupado, o terreno era público, mas não havia uso e estava em situação de abandono.

“As pessoas viviam falando que era uma área descuidada, não tinha muita iluminação, e a gente entrou aqui e ocupou a área. A gente tentou várias vezes conquistar uma terra e hoje em dia os juros estão altos e fica difícil dar uma entrada em uma casa. Então essa falta e muita gente morando de aluguel com as condições desfavoráveis faz com que a gente procure de alguma forma um espaço”, afirmou Leonardo Nascimento Mascarenhas, morador da Comunidade da Paz e líder comunitário.

O aumento da taxa de desemprego causado pela pandemia da Covid-19 e a dificuldade para pagar o aluguel, foram fatores citados pelos moradores dessas novas favelas para justificar as condições alternativas de moradia.

Há pelo menos dois anos, outra comunidade se formou em Guaianazes, também na zona leste. No local, as casas eram feitas com materiais como madeira, PVC, telhas e até metal, geralmente doados ou achados no lixo.

Além das favelas, os líderes comunitários dessas regiões também afirmam que recebem frequentemente novas famílias que planejam se juntar aos complexos de casas.

A prefeitura da capital informou que, quando há ocupação irregular, a Secretaria Municipal das Subprefeituras pede a reintegração de posse da áreas e que todas as secretarias atendem as famílias que moram em áreas precárias na cidade.

Compartilhe  

últimas notícias