Diário de São Paulo
Siga-nos
Dale futebol!

São Paulo terá primeira edição da Taça das Favelas com 128 seleções

Os jogos serão no fim de semana dos dias 30 e 31 de julho

A novidade do certame paulistano é que a partir das oitavas de final do masculino vão entrar as favelas campeãs das edições do interior. O mesmo acontece no feminino, a partir das quartas de final - Imagem: Freepik
A novidade do certame paulistano é que a partir das oitavas de final do masculino vão entrar as favelas campeãs das edições do interior. O mesmo acontece no feminino, a partir das quartas de final - Imagem: Freepik

Jair Viana Publicado em 16/07/2022, às 10h32


Nesta quinta-feira, 15, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) participou, do lançamento da Taça das Favelas 2022, no Museu do Futebol, nas dependências do estádio do Pacaembu. Esta será a primeira edição paulistana do evento.

A competição é organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e tem produção da InFavela,e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo. O início das competições será nos dias 30 e 31 de julho.

Em seu discurso, Nunes destacou o trabalho que é feito pela CUFA na integração das comunidades e na revelação de novos talentos. “A CUFA revela profissionais e expõe as pessoas que estão nas favelas e nos campos de futebol da periferia”, disse.

A fase paulistana da Taça das Favelas será disputada por 128 seleções de favelas, com 32 femininas e 96 masculinas. As seleções femininas não contam com limite de idade, enquanto entre os meninos, são permitidos jovens de 14 a 17 anos.

Segundo o presidente da CUFA, Preto Zezé, as favelas são independentes.

“As favelas não precisam da CUFA para jogar futebol, para se encontrar e para jogar bola. O que nós estamos fazendo é um grande movimento social. Queremos mostrar que a favela é potente, a gente está mostrando a possibilidade, inclusive, de como um movimento de favelas pode inspirar e impactar a política pública”, afirmou.

Os jogos serão no fim de semana: dos dias 30 e 31 de julho. A novidade do certame paulistano é que a partir das oitavas de final do masculino vão entrar as favelas campeãs das edições do interior. O mesmo acontece no feminino, a partir das quartas de final.

As grandes finais estão previstas para acontecer no dia 8 de outubro. Outra novidade é que a primeira edição da Taça das Favelas Brasil, o Favelão 2022, vai acontecer nos meses de outubro e novembro.

A celebração da volta do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo a cidade de São Paulo contou com a presença de técnicos e jogadores de todas as favelas que disputam a competição, além de personalidades ligadas ao esporte.

Vencedor de duas Copas do Mundo com a seleção brasileira, o ex-jogador Cafu apontou a importância do trabalho social que é feito com os jovens.

“O futebol é uma das maiores ferramentas de inclusão social que existe no mundo. Com o futebol eu aprendi quatro idiomas e conheci vários países do mundo. Isso é inclusão social. E é isso que nós queremos para esses jovens com a Taça das Favelas”, explicou.

“É mentira que nas favelas só tem bandido, mas é verdade que faltam oportunidades”, completou.

Durante a cerimônia de abertura o público presente acompanhou uma apresentação dos cantores MC Menor MR e Raí BG, que estão relançando a música tema da Taça das Favelas. O lançamento da canção da dupla foi interrompido em 2020, por conta da pandemia, e agora será retomado. Esta produção é fruto de uma parceria entre a CUFA e o canal KondZilla.

Compartilhe  

últimas notícias