Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Presidente da Enel deixa o cargo após crises no fornecimento de energia em SP

O executivo italiano Nicola Cotugno, assumiu a direção da companhia em outubro de 2018

Presidente da Enel deixa o cargo, após crises no fornecimento de energia em SP. - Imagem: reprodução Twitter@dorritharazim
Presidente da Enel deixa o cargo, após crises no fornecimento de energia em SP. - Imagem: reprodução Twitter@dorritharazim

Lillia Soares Publicado em 24/11/2023, às 15h26


Na quinta-feira, 23 de novembro de 2023, a Enel divulgou a saída de Nicola Cotugno, de 61 anos, da posição de presidente da empresa no Brasil. Em comunicado, a organização esclareceu que a renúncia foi apresentada para permitir sua aposentadoria. Antonio Scala, com 18 anos de experiência na empresa, foi designado para ocupar o cargo.

A saída de Cotugno foi definida em reuniões do Conselho das distribuidoras e da Enel Brasil em outubro. Para apoiar o processo de substituição e as recentes contingências, o executivo prorrogou a sua saída para 22 de novembro”, disse a empresa.

Em nota a empresa também expressou sua gratidão a Cotugno, reconhecendo sua dedicada atuação no grupo, bem como seu comprometimento com os clientes e contribuições significativas para a sociedade.

Sob sua gestão, a Enel se tornou uma empresa 100% renovável no país e ampliou em 76% a capacidade de geração eólica e solar. Em distribuição de energia, a empresa investiu R$17 bilhões de 2019 a setembro de 2023 nas áreas de concessão de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará com foco na modernização da rede elétrica”.

Conforme informações do portal Metrópoles, a troca de liderança na Enel surge em meio a críticas intensificadas à concessionária devido ao apagão ocorrido em São Paulo no início de novembro, desencadeado por fortes chuvas. Algumas localidades na cidade enfrentaram até uma semana sem fornecimento de energia elétrica.

A Enel oficializou a nomeação de Antonio Scala como o novo presidente da empresa no Brasil. Graduado em Administração de Empresas em 2002 em Roma, Scala possui experiência como Sócio Júnior na McKinsey & Company, concentrando-se nas áreas de energia, gás e finanças corporativas.

Além disso, enquanto aguardam a conclusão dos procedimentos administrativos essenciais para a nomeação de Antonio Scala, Guilherme Gomes Lencastre, atual presidente do Conselho de Administração, ocupará interinamente a posição.

Compartilhe  

últimas notícias