A Aneel trabalha para fortalecer o sistema contra os impactos das chuvas

Marina Roveda Publicado em 06/11/2023, às 08h17
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) convocou os presidentes das distribuidoras de energia das regiões afetadas pelo temporal ocorrido na sexta-feira (3) em São Paulo para apresentarem as ações realizadas com o objetivo de garantir o restabelecimento do fornecimento de energia. A reunião está agendada para ocorrer na prefeitura da capital paulista nesta segunda-feira (6).
Até o momento, mais de um milhão de imóveis na Região Metropolitana de São Paulo permanecem sem energia elétrica, o que gerou impactos significativos na vida dos moradores e empresas locais.
A convocação da Aneel também tem como objetivo discutir propostas para tornar o sistema de distribuição de energia mais resiliente e menos vulnerável a condições climáticas adversas, como as que ocorreram devido às fortes chuvas e tempestades.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participará da reunião na qualidade de presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, representando os 39 municípios da região metropolitana.
O temporal deixou ao menos 2,5 milhões de pessoas sem energia elétrica no estado de São Paulo, representando um desafio significativo para as distribuidoras e autoridades responsáveis. Até o momento, a Enel, concessionária que atende a região metropolitana, conseguiu restabelecer o fornecimento de energia para 1 milhão de imóveis até as 6h deste domingo (5). A expectativa é que o serviço seja totalmente normalizado apenas na terça-feira (7).
A maioria das residências que ficou sem energia, cerca de 84%, está na área de concessão da Enel, onde 2,1 milhões de pessoas foram afetadas. A segunda maior área com falta de energia é atendida pela concessionária CPFL, onde ao menos 400 mil pessoas foram impactadas pelos problemas no fornecimento de eletricidade.
Sete pessoas perderam a vida em decorrência das chuvas no estado, agravando ainda mais a situação causada pelo temporal.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas