Diário de São Paulo
Siga-nos
Áreas metropolitanas

Prefeito de Guarulhos destaca a relevância de um planejamento metropolitano

A apresentação aconteceu nesta segunda-feira (07) no encontro da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília

O prefeito Guti, de Guarulhos, deu destaque para as áreas metropolitanas durante seu discurso - Imagem: reprodução I Divulgação
O prefeito Guti, de Guarulhos, deu destaque para as áreas metropolitanas durante seu discurso - Imagem: reprodução I Divulgação

Juliane Moreti Publicado em 07/08/2023, às 16h41


Nesta segunda-feira (07), no encontro da Frente Nacional de Prefeitos, que aconteceu em Brasília, o prefeito de Guarulhos, Guti, deu destaque em seu discurso para as áreas metropolitanas. 

Em sua apresentação, diante de outros líderes, o prefeito citou que essas regiões enfrentam desafios cada vez mais complexos decorrentes do crescimento populacional, expansão urbana e demandas complicadas. 

Por isso, Guti destacou principalmente a melhoria na prestação de serviços públicos, que podem avançar em uma abordagem integrada para promover a eficiência operacional e a equidade social em um contexto metropolitano.

O planejamento metropolitano não se trata apenas de coordenar a prestação de serviços em uma região geográfica ampla, mas também de maximizar a eficiência", afirmou Guti. 

Sendo assim, ao unificar a gestão de recursos e otimizar a utilização da infraestrutura compartilhada, os municípios poderão presenciar mais benefícios em relação aos recursos públicos, abrangendo também a população no aspecto positivo. 

Guti também destacou a importância da integração e conectividade dentro das regiões metropolitanas, pensando nas muitas pessoas que vivem nas áreas suburbanas e trabalham na cidade central. Assim, é possível melhorar a qualidade de vida dos cidadãos a partir também da facilidade do deslocamento.

Contudo, ainda é necessário também, segundo o prefeito de Guarulhos, dar respostas mais coordenadas e eficientes em qualquer situação de emergência, que, com resiliência e a correta gestão de crises, permite uma conduta integrada de serviços públicos que trarão mais eficiência aos desastres naturais ou pandemias. 

A participação de Guti no encontro da Frente Nacional de Prefeitos deixou clara a importância de promover debates sobre o planejamento urbano e serviços públicos diante das mudanças das cidades braisleiras que estão em constante crescimento e vulneráveis a crises. 

Compartilhe  

últimas notícias